A pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada pela Record, está registrada no TSE com o número RJ 01193/2024.Foto: Divulgação

ITAGUAÍ - A Rede Record divulgou ontem mais uma pesquisa de intenção de votos na cidade de Itaguaí. Nos resultados gerais, mostra uma disputa apertada entre os candidatos Donizete (União Brasil) e o atual prefeito Rubão (Podemos). Porém, contando os votos válidos, ou seja, descontando os nulos, brancos e de quem não sabe ou não respondeu, Donizete tem 39% contra 29% de Rubão. A pesquisa foi divulgada no jornal Balanço Geral desta quarta-feira (18).

Ainda sobre os votos válidos, onde Donizete lidera com Rubão em segundo, Gil Torres (PRD) e Alexandre Valle Cardoso (PL) aparecem logo em seguida com 10% cada. Dr. Antônio (MDB) tem 6%, Kelaine Goulart (Novo) tem 4% e Luciano Mota (PT) aparece com 2%.
Na pesquisa estimulada, de onde o levantamento de votos válidos foi tirado, Donizete tem 32%, Rubão 24%, Gil Torres e Alexandre Valle Cardoso empatam com 8% e Dr. Antônio tem 5%. Kelaine aparece com 3%, Luciano 2% e Dr. Robens Júnior (Rede) não pontuou. Neste cenário, são considerados todos os números e nulo e branco somam 9%, não sabe ou não respondeu também aparece com 9%. A estimulada apresenta aos entrevistados quem são os candidatos para prefeito na cidade.

A pesquisa também traz os números na espontânea, quando nenhum nome é apresentado. Nesta situação, Donizete tem 19%, Rubão tem 18% e Gil Torres 4%. Alexandre Valle Cardoso e Dr. Antônio empatam com 3%, Kelaine tem 2%, Luciano 1% e outros candidatos citados somam 2%. Nulo e branco tem 11% e não sabe ou não respondeu soma 37%.
Na avaliação da atual administração, outro número apresentado na pesquisa, 55% não aprovam a gestão do atual prefeito e 39% aprovam.

O Balanço Geral da Record também ouviu um especialista para comentar a pesquisa, Bruno Soller, do próprio Instituto Real Time Big Data. Segundo ele, Donizete cresce à medida que as pessoas entendem a impugnação da candidatura do atual prefeito Rubão. O especialista conta ainda que outras candidaturas questionadas na Justiça, como as de Gil Torres e Luciano Motta, também impugnados em primeira instância, tendem a beneficiar o candidato do União Brasil.
A pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada pela Record, está registrada no TSE com o número RJ 01193/2024. Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 16 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3% para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.