Somente profissional habilitado possui autorização para compra do imunizante e sua aplicação Foto Decom/Divulgação
A ingestão de outros produtos de origem animal contaminados também podem causar a doença. Para o humano se prevenir, as recomendações são evitar contato de qualquer espécie com animais contaminados, além de consumir apenas leite e os derivados fervidos ou pasteurizados.
No entanto, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) recomenda, principalmente, que os animais sejam vacinados criteriosamente, apontando a vacina RB51 e a B19, esta última obrigatória para todas as bezerras com idade entre três e oito meses.
O governo de Itaperuna (RJ) vem contribuindo para que animais e a população estejam protegidos. Seguindo a filosofia “matar o mal pela raiz”, a Secretaria de Agricultura do município mantém Campanha de Vacinação contra Brucelose, de acordo com as normas oficiais, para os produtores rurais.
O Departamento de Comunicação (Decom) alerta que a imunização dos animais é obrigatória e faz parte do Programa de Erradicação da Brucelose e Tuberculose do Mapa: “A secretaria municipal disponibiliza sua equipe técnica para a realização da vacinação, já que somente profissionais habilitados possuem autorização para compra do imunizante e sua aplicação”.
O Decom orienta que, os interessados que necessitarem de mais informações “devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na BR-356, no Polo Central do Trabalho (antigo Mercado do Produtor)”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.