Em Itaperuna a aplicação acontece na Unidade Pediátrica Mariza Mozer e na Básica de Saúde Foto Divulgação
A imunização em massa acontece anualmente, tendo como objetivo principal reduzir os sintomas da doença, “especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe”.
A Secretaria de Saúde de Itaperuna (RJ) orienta que fazem parte do público-alvo pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros e caminhoneiras; crianças de seis meses a cinco anos (completos); Forças Armadas; Forças de Segurança e Salvamento; gestantes e puérperas.
A vacina é recomendada, ainda, para quem tem deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professoras e professores; profissionais de transporte coletivo; profissionais portuários; profissionais do Sistema de Privação de Liberdade; trabalhadoras e trabalhadores da saúde.
À exceção de crianças menores de nove anos (que, no primeiro ano em que receberem a vacina, devem tomar fuas doses com 30 dias de intervalo) a recomendada é uma dose anual; embora não seja comum, a preventiva pode causar efeitos adversos, como dor de cabeça, febre, náuseas, tosse, irritação nos olhos e dor muscular.
Em Itaperuna a vacinação está disponibilizada na Unidade Pediátrica Mariza Mozer (de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h) e na Unidade Básica de Saúde (toda terça-feira, também das 8h às 16h). É necessário apresentar CPF e o Cartão de Vacinação; no caso de quem tem comorbidades deve levar o laudo que comprove a condição.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.