Para consolidar proposta, prefeito Alfredo inaugurou um Centro Profissionalizante no ano passado Foto Arquivo/Decom

Itaperuna – Investir na qualificação profissional, principalmente do jovem itaperunense, é uma das propostas do prefeito de Itaperuna (RJ), Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão); desde quando assumiu, ele vem colocando em prática, por meio de parcerias com instituições qualificadoras.
A iniciativa mais recente envolve a Secretaria de Indústria e Comércio, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), considerado principal agente de educação profissional nas linhas do comércio de bens, serviços e turismo em nível nacional.
As inscrições estão abertas desde o dia 24 de abril e serão encerradas no próximo sábado (06) no Senac (Avenida Presidente Dutra, 527, Cidade Nova, próximo à Rodoviária). As vagas são para os cursos de assistente administrativo; cuidador de idoso; modelista; conserto em roupas e confecção de bolas. Todas exigem comprovante de ensino fundamental completo, CPF e identidade.
Para assistente administrativo não existe restrição quanto à idade; mas, no caso de cuidador só pode participar quem tiver no mínimo 18 anos; enquanto quem optar por modelista ou conserto de roupas terá de ter idade mínima de 16 anos.
As vagas serão por ordem de chegada; para menor de idade se inscrever é necessário o comparecimento do responsável. Além destes cursos, vários outros já foram promovidos pela prefeitura em parcerias com o Senac, por iniciativa do prefeito.
Para consolidar a proposta direcionada à profissionalização, em setembro do ano passado Alfredão inaugurou o Centro Profissionalizante em convênio com o Senac e o Sindicato do Comércio Varejista de Itaperuna (Sincomércio).
Segundo o Departamento de Comunicação (Decom), na oportunidade, foram oferecidos cursos gratuitos de modelagem infantil; modelagem moda praia e fitness; aperfeiçoamento em corte, costura e modelagem; e modelista.