Em 2022, durante campanha da Secretaria de Saúde, Alfredão defendeu a importância da prevenção e mantém a posição Foto Decom/Arquivo
No ano passado, durante campanha com foco em saúde bucal, tendo como alvo o público infantil, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão) defendeu que todas as ações e campanhas de prevenção são muito importantes e precisam se multiplicar.
Alfredão continua incentivando para as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde cheguem cada vez mais à população; a sugestão mais rápida e direta é a comunicação entre vizinhos, amigos e familiares falando com os vizinhos, amigos e familiares: “Precisamos checar a nossa saúde sempre e trabalhar com a prevenção” é a proposta do prefeito.
Em postagem no portal da prefeitura, o Departamento de Comunicação (Decom) informa que o Centro Odontológico Infanto-Juvenil (conhecido como Dentinho Feliz), e o Integrado (Dentão), estão funcionando no mesmo espaço (Rua José Silveira Goulart, s/n, Cehab, antigo Colégio Nossa Senhora das Graças), porém em horários diferentes.
O segundo funciona de 7h às 12, enquanto o primeiro de 12h às 17h. Campanhas didáticas estão acontecendo nas escolas; no dia 27 de abri, as Secretarias de Saúde e de Educação, juntamente com a Universidade Iguaçu promoveram ações de atividades odontológicas nas escolas municipais Sítio São Benedito, no Fiteiro, e na Lincoln Barbosa de Castro, na Vinhosa.
O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar da saúde bucal em um contexto coletivo. Para reforçar, universitários apresentaram um teatro educativo, enfatizando a importância da escovação, uso do fio dental, alimentação saudável e outros hábitos que contribuem para manter uma boa saúde bucal desde a infância.
O Decom resume que o teatro foi uma forma divertida e instrutiva de transmitir informações importantes às crianças. Em evento da mesma linha realizado em 2022, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, a secretária de Saúde, Adriana Levone, chamou atenção para a importância da prevenção.
O mesmo fizeram outros participantes do evento, da área odontológica, ressaltando que, de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de boca pode aparecer nos lábios, língua, bochechas, céu da boca, entre outros locais da boca e que, “no estágio inicial, pode ser confundido com aftas”.
As orientações sobre câncer de boca continuam valendo: “Os sintomas começam a se manifestar com a evolução da doença, como úlceras que não cicatrizam, dor, crescimento da lesão e sangramento; caso o paciente identifique qualquer sintoma da doença, deve procurar atendimento médico-odontológico”.
Em campanha da Secretaria de Saúde, Alfredão defendeu a importância da prevenção e mantém a posição
Foto Decom/Arquivo
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.