Durante o "Dia D", a Secretaria de Saúde disponibilizou diversos serviços à população Foto Decom/Divulgação

Itaperuna – A partir do “Dia D”, na última quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Itaperuna vem potencializando a campanha de Doação de Sangue, classificando a prática “um ato nobre que pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa”.
O Hospital São José do Avaí faz parte da iniciativa, tendo como ponto alto a ação do dia 14, no centro da cidade, incentivando a população sobre a importância deste ato de solidariedade; mas o incentivo à doação continua: “É um gesto de amor e solidariedade que transcende barreiras e salva vidas”, reforça o Departamento de Comunicação (Decom).
No “Dia D” foram disponibilizados diversos serviços à população, como: Pré-triagem para captação de doadores de sangue; orientações; aferição de pressão arterial; teste IST's; saúde do homem; saúde da mulher; controle de tabagismo; controle de tuberculose; cuidados com a saúde mental; orientação sobre escovação e higiene bucal; cerest e saúde do trabalhador.
Para doar, o interessado deve estar em boas condições de saúde e comparecer ao Núcleo de Hemoterapia, localizado na Rua Coronel Luiz Ferraz, 397, centro, de 7h às 12h, de segunda à sexta-feira; é necessária apresentação de um documento original com foto.
São requisitos básicos ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.
O governo municipal segue a linha do Ministério da Saúde, que prega: “Doação é um ato altruísta e de solidariedade; a doação de sangue é um ato que salva vidas; uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”. O ministério ressalta que “não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações”.