Trabalho de telamento para cobertura de caixas d?água é realizado com freqüência pelas equipes da CVAS Foto Decom/Divulgação
No dia a dia equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) desenvolvem ações, visitando residências orientando moradores a uma vistoria de 10 minutos por semana, verificando o próprio quintal e eliminando os depósitos de água parada para evitar focos de proliferação do mosquito.
Também são realizados trabalhos de telamento (cobertura de caixas d´água) e orientações em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), e em outros locais públicos, sobre o combate. Nesta quarta-feira (02), além do Aedes aegypti, o alvo foi também o carrapato-estrela.
O mutirão – chamado "Ação de Limpeza e Bloqueio Contra o Aedes aegypti e o Carrapato" – foi realizado em conjunto pelas Secretarias de Saúde e de Obras, no distrito de Boa Ventura. Os moradores foram orientados a realizar limpeza dos quintais e a identificar locais estratégicos dentro das residências.
As investidas estão sendo intensificadas e, entre as medidas apontadas pelas equipes da CVAS estão: Tampe as caixas d’água; – mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha as lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.