Encontro foi promovido pelo 10º Núcleo Regional nessa quinta-feira, no Fórum de Itaperuna Foto Rosayne Naylor/TJRJ

Itaperuna - Novos equipamentos de informática para as unidades e medidas que visam a melhorar o atendimento à população foram anunciados, nessa quinta-feira (14), pelos juízes do 10º Núcleo Regional (NUR), no Fórum de Itaperuna (RJ). Também ficou definida a realização de um concurso regionalizado para residentes jurídicos, visando garantir que as comarcas tenham residentes locais.
O edital de concurso será publicado em breve. Cada magistrado do Estado contará com um residente jurídico, estando também está prevista a chamada de pelo menos 200 novos servidores, 1.300 estagiários.
Outras definições são aumento da velocidade de conexão de internet nos fóruns, que passará para 200 Megas; criação de um comitê gestor para fazer do Processo Judicial Eletrônico (PJe) um sistema melhor e a implementação de Inteligência Artificial para agilizar processos judiciais
Os magistrados se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o corregedor-geral da Justiça, Marcus Henrique Pinto Basílio. Cardozo afirma que a prioridade da sua gestão é o primeiro grau de jurisdição, considerada o retrato do Judiciário por ele.
“Se vocês tiverem bons instrumentos, isso vai impactar positivamente em todo o Tribunal; as nossas visitas aos NURs têm sido muito boas”, pontua o presidente explicando que o objetivo da reunião foi trocar ideias, saber o que está acontecendo e o que a administração pode auxiliar.
“Queremos ouvir as carências e problemas da região, o que estão precisando; o objetivo é prestar um bom serviço à sociedade”, ressalta Cardozo. A reunião tratou ainda do aperfeiçoamento da prestação jurisdicional; força de trabalho; balcão virtual; Banco Nacional de Mandados de Prisão; apresentação de presos; infraestrutura; informática; Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania; laboratório de inovação; e governança.
PARTICIPANTES - O desembargador Marcus Basílio ressalta que recebe advogados que elogiam muito a região: “O perfil da Corregedoria é de orientar, capacitar, fiscalizar, corrigir e, por último, tem a punição; sempre que houver cobrança de cumprimento de metas recebam como uma ajuda. Quero que a Justiça funcione e precisamos trabalhar juntos para solucionar os problemas”.
De acordo com a assessoria de imprensa do TJ-RJ, participaram do encontro os juízes Alberto Republicano, Fernanda Xavier de Brito, Ana Paula Barros e Renata Guarino, auxiliares da Presidência do TJ; Marcello Rubioli, auxiliar da Corregedoria; Eunice Haddad, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj); Leidejane Chieza, dirigente do 10º NUR.
Outros participantes foram Maurício Garcia, diretor do Fórum; Rodrigo Rocha de Jesus, presidente da 10ª Regional da Amaerj (Itaperuna); e secretários da presidência do TJ. O 10º NUR envolve Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Italva/Cardoso Moreira, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula e Santo Antônio de Pádua.