Com a marcação feita diretamente nas unidades de saúde, o acesso ficou mais ágil e próximo da população Foto Divulgação

Itaperuna - Melhorias na infraestrutura, passando por campanhas de vacinação, até a descentralização dos agendamentos de consultas, são ações para melhorar o acesso à saúde pública em Itaperuna (RJ), anunciadas recentemente pelo governo municipal. A proposta do prefeito Nel Medeiros é garantir um atendimento mais eficiente, humano e acessível.
Entre as iniciativas apontadas pela Secretaria de Saúde está a reformulação do programa Dentinho Feliz, com reinauguração do Centro Odontológico Infantojuvenil Dr. Péricles F. Olivier de Paula. A capacidade de atendimento foi ampliada e a unidade passa a ser referência em procedimentos especializados para crianças.
Outra medida é focada na descentralização dos agendamentos de consultas especializadas. A secretaria resume que em maio foram solicitadas 6.174 consultas, das quais 5.404 agendadas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); embora 482 ainda seguem em fila aguardando o agendamento; enquanto 288 pacientes não compareceram às consultas nas respectivas data agendada.