A vacinação vai até dezembro e a Secretaria de Saúde orienta o público-alvo a não se descuidar Foto Divulgação
Campanha contra HPV é reforçada e Itaperuna garante doses em UBS
Ação de resgate do Ministério da Saúde busca reduzir o número de não vacinados e atingir a meta nacional
Itaperuna - O Ministério da Saúde (MS) está empenhado em atingir cobertura de 90% na população elegível contra HPV. No entanto, alerta que os índices ainda estão abaixo da meta (principalmente entre meninos) e orienta que há uma mobilização nacional até dezembro para reverter o quadro.
Os dados apontam que cerca de sete milhões de jovens entre 15 e 19 anos ainda não teriam sido vacinados. Uma ação de resgate busca reduzir o número de não vacinados nessa faixa etária. O governo de Itaperuna, no noroeste do estado do Rio de Janeiro, está empenhado em avançar na cobertura municipal.
A orientação da Secretaria de Saúde é que meninos e meninas de nove a 19 anos que ainda não se vacinaram compareçam em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de bairros e distritos e nos pontos volantes para a imunização. É exigida a apresentação de documento.
O procedimento é em dose única e a secretaria reforça a importância da vacinação para prevenir doenças graves, reforçando orientação do MS de que a vacina protege contra verrugas genitais e diversos tipos de câncer, como colo de útero, ânus, pênis, orofaringe.
Itaperuna tem estado atento às diretrizes do MS, que desenvolve estratégia de resgate vacinal contra HPV desde 25 de fevereiro deste ano no estado do Rio onde a cobertura está pendente em cerca de 54%. O município fluminense está engajado e enfatiza a importância de o público-alvo não se descuidar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.