Secretaria de Saúde chama atenção para a importância de vacinar cães e gatos e orienta sobre campanha Foto Ilustração/Divulgação

Itaperuna – Prevenção da raiva humana, no controle da transmissão por meio dos animais urbanos é articulada pelo governo de Itaperuna, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Saúde. A ferramenta principal é a vacinação antirrábica, com cobertura em todo o município.
No próximo sábado (20), as equipes estarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Matheus e Guaritá; nesta última localidade haverá um posto também na Escola Municipal Barbosa de Castro, O atendimento será de 09h às 16h. Uma das orientações é que os cães e gatos estejam saudáveis no momento da vacinação.
Outra exigência é a apresentação da carteira de vacinação do animal. É obrigatória ainda a apresentação do CPF e do RG do tutor, que será responsável pelo registro do animal. A secretaria alerta que a vacinação é fundamental no controle da raiva, diminuindo a incidência da doença e evitar que o vírus urbano chegue aos seres humanos.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), cães são os principais reservatórios do vírus da raiva em áreas urbanas. Quanto aos gatos, mesmo em patamar diferente, também podem transmitir o vírus, especialmente quando estão próximos a cães infectados. Graças às campanhas de vacinação em massa, as variantes diminuíram no Brasil.
O MS enfatiza que a raiva em cães e gatos está sob controle; porém admite que os animais ainda podem ser infectados por variantes silvestres do vírus, transmitidas por morcegos, raposas e outros mamíferos silvestres. “Por isso, é essencial manter as ações de prevenção e vigilância para evitar novos surto”, realça.