Atividades especiais de conscientização aconteceram nos Centros de Referência de Assistência Social Foto Divulgação
Saúde mental ganha atenção especial no município, além do câncer de mama
Depois de Setembro Amarelo, Secretaria de Saúde de Itaperuna desenvolve a campanha Outubro Rosa no centro da cidade
Itaperuna - Conscientização sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio, uma das campanhas desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Itaperuna (RJ), marcou a ‘Setembro Amarelo’. Outra, desenvolvida desde o dia 27, é ‘Outubro Rosa’, contra o câncer de mama.
As ações focadas na saúde mental aconteceram nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com rodas de conversa especiais visando fortalecer a conscientização sobre a importância da prevenção. Os temas abordaram momentos de acolhimento, reflexão e troca de experiências,
Os participantes puderam se orientar, com profundidade, a respeito de sentimentos, desafios e a forma de buscar ajuda em casos de crises. “O Setembro Amarelo nos lembra que falar é sempre o melhor caminho e que ninguém precisa enfrentar suas dificuldades sozinho”, realça a Secretaria de Saúde.
Outros fatores considerados fundamentais na construção de uma comunidade mais humana e solidária são a escuta, o cuidado e o apoio mútuo são passos fundamentais. Quanto à Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, a abertura oficial aconteceu sexta-feira (26).
O ato teve como ponto marcante, às 9h, a chegada do Caminhão da Mamografia, em frente à Clínica da Mulher, no centro da cidade. Nesta terça-feira (30) . Os exames devem ser marcados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A ação segue com atendimentos no sábado (27), segunda (29) e terça-feira (30), a estrutura permanece na região ventral, em frente ao antigo fórum. São disponibilizados exames de mamografia e ultrassonografia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.