O evento marcou o encerramento da Semana da Água, na Escola Municipal Bernardino de MeloDivulgação / PMJ
Já o 6° Fórum Municipal Ambiental “Conexões Locais para um Impacto Global Proteção contra o Derretimento das Geleiras”, contou com palestras que abordaram mudanças climáticas; redução do impacto ambiental; inovações para e soluções para o futuro, entre outras coisas.

O subsecretário municipal da Pasta, Matheus Santos, falou sobre a crise climática, as mudanças do clima, em especial, o aquecimento global. Já a coordenadora de meio ambiente, Ana Paula, apontou dicas simples para reduzir o impacto ambiental, como economizar água, separar lixo, optar por bicicleta em viagens curtas, plantar árvores e evitar o consumo de plástico.
Em seguida, a engenheira ambiental sanitarista, Marina Nunes, abordou as Inovações e soluções para o futuro, com energia renováveis, materiais bioplásticos e agricultura sustentável que são usados como forma de preservar o meio ambiente.
Para a titular da pasta, Meire Lucy, a semana da água é muito importante para a cidade, pois serve para conscientizar e engajar jovens no cuidado com o meio ambiente e na preservação da natureza. ” A Semana da Água é realmente uma oportunidade valiosa para sensibilizar a comunidade, especialmente os jovens, sobre a importância dos recursos hídricos. Durante este período, atividades educativas e campanhas de conscientização podem gerar um impacto duradouro na preservação da água e na sustentabilidade ambiental. A participação ativa de jovens é fundamental, pois eles são os futuros líderes e responsáveis por continuar a proteger o meio ambiente”, declarou.

O encontro contou com a presença dos secretários municipais de Agricultura e Pesca, José Maurício; de Urbanismo e Habitação, Áureo Ribeiro; de Projetos Especiais, Andreia Brito e de Esporte; Janiel Castro.
Estudantes engajados
O estudante Vítor Lopes Ferreira, de 13 anos , expressou sua opinião sobre a preservação ambiental. ” As pessoas precisam ter consciência. É preciso economizar água, cuidar do nosso meio ambiente que é a nossa casa. Tomo banho rápido, escovo os dentes e não deixo a torneira ligada, jogo lixo nos lugares adequados, são atitudes simples que fazem a diferença”, falou.
Já Ítalo Cassiano da Silva, da mesma idade, descreveu como foi participar do evento. “Foi uma experiência única participar da palestra. Esses encontros promovem trocas por uma educação ambiental cada dia melhor”, disse.

Programação durante a semana
Na terça-feira (18), os estudantes do projeto de jogos eletrônicos visitaram a Estação de Tratamento de Água da Cedae. O encontro permitiu que aos os jovens conhecerem o processo de tratamento da água e a importância da preservação dos recursos hídricos.
Já na quarta–feira (19), alunos da Escola Municipal Aristides Arruda visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto da Pavuna, da concessionária Águas do Rio., conhecendo o processo de tratamento do esgoto e os sistemas envolvidos.

A programação também contou com uma visita Técnica a Reserva Biológica do Tinguá, com alunos da Escola Municipal Tania Mara. Durante a visita realizada nesta quinta-feira (20), os jovens tiveram a oportunidade de participarem de uma aula de educação ambiental e visita a Ong Onda Verde, que atuam com atividades de preservação ambiental para crianças e jovens.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.