Tenho uma inspiração que me move ainda mais. Quero mostrar o esporte, que mudou a minha vida, para o meu filho Malik de cinco meses", conta Diego Divulgação

Macaé - O macaense Diego Moraes ganhou os holofotes de todo o país na Série Diego San, no Esporte Espetacular, da TV Globo. O repórter-carateca, como ficou conhecido, se destacou internacionalmente e por pouco não disputou as Olimpíadas de Tóquio, em 2021. A dedicação o colocou como um dos principais nomes da modalidade no continente e agora tem a missão de conquistar o título Sul-Americano, no próximo dia 29 de abril, em São Bernardo-SP.
Diego é o meio-pesado número 1 do ranking brasileiro desde 2019, ano em que entrou na Seleção Brasileira e não saiu mais  - Divulgação
Diego é o meio-pesado número 1 do ranking brasileiro desde 2019, ano em que entrou na Seleção Brasileira e não saiu mais Divulgação

“A missão é árdua, a categoria é muito nivelada. Os atletas do continente estão entre os melhores do mundo. Sinto que estou mais preparado do que no ano passado. Esse ano, com o apoio do Bolsa Atleta de Macaé, temos mais recursos para os treinamentos e isso é fundamental. Agradeço pelo apoio da Prefeitura de Macaé e do Prefeito Welberth por fomentar o sonho dos atletas da cidade”, destacou.

Diego está entre os 40 melhores caratecas do mundo em sua categoria e terá pela frente outros quatro atletas da América do Sul na competição. No ano passado faltou pouco para o pódio. Diego terminou a competição em 5º lugar e espera o ouro nesta edição com uma motivação a mais.

“Tenho uma inspiração que me move ainda mais. Quero mostrar o esporte, que mudou a minha vida, para o meu filho Malik de cinco meses”, conta Diego.
Sob os ensinamentos de Samara, foi Campeão Carioca e Brasileiro chegando a competir pela Seleção Brasileira de base - Divulgação
Sob os ensinamentos de Samara, foi Campeão Carioca e Brasileiro chegando a competir pela Seleção Brasileira de baseDivulgação


Diego é o meio-pesado número 1 do ranking brasileiro desde 2019, ano em que entrou na Seleção Brasileira e não saiu mais. Se orgulha de ser o representante macaense com a amarelinha já que sempre competiu pela Academia Samara Jardim e a Princesinha do Atlântico.
Neste período, colocou no currículo conquistas como o Open de Las Vegas, de Vienna, de Curaçao, de Berlim. Além disso, venceu atletas campeões mundiais, como o francês Kenji Grillon, e é atual o vice-campeão pan-americano da modalidade.

Início em Macaé até ganhar o mundo

A história de Diego no karate começou aos seis anos de idade, na academia Bushido, na Costa do Sol. Aos 11, em busca de aperfeiçoamento técnico e tático, migrou para a Academia Samara Jardim, quando ainda era no Centro. Sob os ensinamentos de Samara, foi Campeão Carioca e Brasileiro chegando a competir pela Seleção Brasileira de base. Aos 18, pela falta de apoio, a opção foi parar o caminho no esporte e se dedicar aos estudos.
Diego se formou em jornalismo e desde então atua como repórter da TV Globo. O retorno aos tatames veio 11 anos depois, aos 29, com o projeto Diego San, do Esporte Espetacular - Divulgação
Diego se formou em jornalismo e desde então atua como repórter da TV Globo. O retorno aos tatames veio 11 anos depois, aos 29, com o projeto Diego San, do Esporte EspetacularDivulgação


Diego se formou em jornalismo e desde então atua como repórter da TV Globo. O retorno aos tatames veio 11 anos depois, aos 29, com o projeto Diego San, do Esporte Espetacular. Diego foi criador e idealizador da série exibida na TV Globo por quase cinco anos.

Ele mostrou como é a caminhada de boa parte dos atletas brasileiros em busca da vaga olímpica. Para o desafio contou com o apoio da sensei Samara Jardim nos treinamentos e competições. Juntos, treinadora e atleta representaram Macaé em vários cantos do mundo.
A vaga para os Jogos de Tóquio em 2021 não veio, mas a trajetória fez com que Diego acreditasse que ainda poderia conquistar mais como atleta e assim seguiu nos tatames.

Deu certo! Meses depois dos Jogos de Tóquio, Diego foi Campeão Brasileiro da categoria até 84kg e ficou entre os 10 melhores do planeta no Mundial disputado em Dubai.

Hoje, aos 34 anos, Diego Moraes tem metas ousadas. Quer ser absoluto no Continente Americano e o foco é o ouro no Sul-Americano, no Pan-Americano e nos Jogos Pan.

A história de Diego no karate começou aos seis anos de idade, na academia Bushido, na Costa do Sol " - Divulgação
A história de Diego no karate começou aos seis anos de idade, na academia Bushido, na Costa do Sol "Divulgação

“Como canta no hino da cidade que diz que ‘Macaé, nossa voz é a história. A cantar teus encantos, teus céus. Tua gente, teus anos de glória. Um passado de tantos troféus’. Agora está na hora de continuar fazendo história pelo município e colocar ‘um presente de tantos troféus’, por isso, conto com o apoio e torcida de todos da terrinha nessa missão” – completa.