Delegado Pedro Emílio Braga destacou a importância da implementação do RAS no município.Divulgação

Macaé - O delegado titular da 123ª Delegacia de Polícia Civil de Macaé (123ª DP), Pedro Emílio Braga, se reuniu com o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, nesta quinta-feira (20), para ajustar convênio que visa o financiamento da ampliação do Regime Adicional de Serviço (RAS) da Polícia Civil no município.

Conforme o acordo, a prefeitura vai custear a ampliação do quantitativo de policiais civis em atuação na cidade através do RAS. A verba para o pagamento dos agentes será oriunda do repasse dos royalties, previsto por lei. O objetivo é reforçar o trabalho de atendimento na 123ª DP, além de aumentar a produção investigativa da unidade, visando a redução nos índices de criminalidade da cidade.

A ampliação do efetivo também impactará reforços no Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), divisão responsável por prestar atendimento especializado às vítimas de violência doméstica e casos mais sensíveis, como crimes sexuais, por meio de um atendimento reservado às vítimas, principalmente em situações de vulnerabilidade. O delegado Pedro Emílio Braga destacou a importância da implementação do RAS no município.
Ampliação do efetivo também impactará reforços no Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), divisão responsável por prestar atendimento especializado às vítimas de violência doméstica - Divulgação
Ampliação do efetivo também impactará reforços no Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), divisão responsável por prestar atendimento especializado às vítimas de violência domésticaDivulgação


“O contato com a prefeitura foi voltado à alguns avanços dentro da unidade, aonde se faz extremamente necessário a participação da municipalidade. Hoje, nós temos vigentes em algumas cidades do estado um convênio celebrado entre a municipalidade e a Secretaria de Polícia Civil, que garante o financiamento do RAS, que tem por objetivo aumentar as forças de atuação da polícia, sobretudo na qualidade do atendimento ao público. Aqui a gente tem ainda planos de avançar na implementação de políticas públicas voltadas a garantir um atendimento mais privado à mulher vítima de violência doméstica. E, nesse objetivo, precisamos, sem dúvidas do apoio do município de forma a garantir esse avanço no campo dos recursos humanos da unidade, para que consigamos, não apenas garantir avanços no atendimento, mas, principalmente, um aumento da produtividade investigativa, que certamente vai se refletir na redução do número de criminalidade na cidade”, finalizou o delegado.

O prefeito Welberth Rezende afirmou que a iniciativa foi aceita tendo em vista que a segurança é uma das prioridades do Governo Municipal. “Disposição total para apoiar o projeto, assim como a gente já se colocou à disposição de outras forças policiais da cidade. Agora temos essa possibilidade de ampliar o número de material humano, em parceria com a prefeitura, de forma institucional, para poder diminuir os índices de criminalidade no município de Macaé”, declarou o prefeito.

Participaram da reunião, realizada no gabinete do prefeito, integrantes da Polícia Civil, além do Procurador Geral do Município, Fabiano Paschoal; e dos secretários de Governo, Juninho Luna; Licitação e Contratos, Gustavo Gusmão; e o secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino dos Santos.