Dançarino Carlinhos de Jesus estará lendo para a garotada às 14hDivulgação

MACAÉ - Entre os dias 12 e 16 de junho, o projeto "Lê Pra Mim?" acontecerá em Macaé, envolvendo cinco escolas públicas municipais. O objetivo desse projeto é promover a leitura de livros infantis por meio de 10 encontros literários. Cada encontro contará com a participação de uma personalidade e um ator de teatro, que lerão dois livros distintos. A iniciativa recebe patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS) e é realizada pelo Ministério da Cultura e pela Associação Cultural Somar Ideias.
Essa parceria possibilita a realização do evento, que visa estimular o hábito da leitura entre as crianças, despertando nelas o interesse pelos livros. O projeto "Lê Pra Mim?" busca proporcionar momentos lúdicos e interativos, aproximando as crianças da literatura de forma envolvente e cativante. Além disso, a presença de personalidades e atores de teatro torna a experiência ainda mais especial e inspiradora. 
Essa iniciativa contribui para o desenvolvimento educacional e cultural das crianças, ampliando seus horizontes por meio da leitura. A primeira escola que receberá o projeto será o Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, no bairro Imburo, no dia 12 de junho. O dançarino Carlinhos de Jesus estará lendo para a garotada às 14h, e em seguida, às 15h, será a vez dos escritores, Sônia de Paula, Mariucha Corrêa da Silva e Marcelo Aouila.

O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, sócios na empresa Somar Ideias. O “Lê Pra Mim” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. Foram 29 edições que circularam por 16 cidades. Em média, 28 mil crianças foram beneficiadas e 27 mil livros doados. Durante a pandemia, foram realizadas a leitura de livros infantil pelos artistas de forma online onde o canal obteve um milhão de visualizações.

O “Lê Pra Mim” acontecerá até setembro e beneficiando em média 7.000 alunos de escolas públicas municipais nas cidades de Brumadinho (MG), Sarzedo (MG), Juiz de Fora (MG), Macaé (RJ), Japeri (RJ), Paracambi (RJ) e Duque de Caxias (RJ). 
Mais de 650 artistas e personalidades reconhecidas nacionalmente participaram das leituras.
Nomes como, Wanessa Camargo, Daniel, Viviane Araújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Ewa Vilma, Fátima Bernardes, Paloma Jorge Amado, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Glória Maria, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader e Antônio Calloni, entre outros. As apresentações contarão com um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que fará a tradução simultânea para crianças com baixa auditiva.


PROGRAMAÇÃO:
13 de junho - 10h- Felícia Célia Lima (Atriz) e Sônia de Paula (Atriz)
14h- Hélder Santana (Publicitário e Ator) e Marcelo Aouila (Escritor)
Local: Colégio estadual Municipalizado Ana Maria Bacellar Leite e Santos- Imboassica

14 de junho - 10h- Paulo Mathias Jr (Ator) e Sara Freitas (Atriz)
14h- Kinnie (Cantora) e Marcelo Aouila (Escritor)
Local: Escola Estadual Municipalizada Santa Maria- Horto

15 de junho - 14h- Simone Kalil (Atriz) e Marcelo Aouila (Escritor)
Local: Colégio Professora Elza Ibrahin- Ajuda de Baixo

16 de junho- 10h- Carine Passos (Cientista Social) e Marcelo Aouila (Escritor)
14h- Aldebaran Bastos (Ator) e Marcelo Aouila (Escritor)
Local: Escola Estadual Municipalizada Maria Magdala Agostinho Cipriani - Estrada do Imburo