MACAÉ - Com o intuito de fortalecer a segurança pública em Macaé, a Prefeitura estabeleceu a criação de uma Comissão Especial encarregada de estudar e desenvolver o Plano Municipal de Segurança Pública. A expectativa é de que a versão preliminar do documento seja apresentada em um prazo de dois meses.
Essa iniciativa visa ampliar os mecanismos que contribuam para aprimorar a segurança na cidade, buscando soluções efetivas para os desafios enfrentados nessa área. O Plano Municipal de Segurança Pública será um instrumento estratégico para promover a segurança e o bem-estar da população macaense.
A Comissão é composta pelo Secretário Municipal de Ordem Pública, Alan de Oliveira, pelo Secretário Municipal Adjunto de Segurança, Everson de Araújo Coriolano; pelo Comandante da Guarda Municipal de Macaé, Alcino Claudino Júnior; pelo Coordenador do Observatório Municipal de Segurança Pública, Vicente de Oliveira Teixeira, além do advogado Leonardo Ferreira.
As reuniões da Comissão já estão em andamento. O plano prevê a criação de ações e políticas públicas, a partir da identificação de questões ligadas ao ordenamento social na cidade. A elaboração do documento é uma contrapartida de Macaé, uma vez que o município integra o Programa CidadeSusp – iniciativa do Ministério da Justiça que amplia a capacidade de atuação dos municípios em segurança pública.