Ação vai acontecer no Serviço Municipal de HemoterapiaDivulgação

Macaé - No sábado (24) em Macaé, a doação de sangue será o foco principal, por meio do Dia D promovido pelo Serviço Municipal de Hemoterapia. A campanha integra o cronograma de ações do Junho Vermelho, enfatizando a relevância dessa ação para salvar vidas. As doações poderão ser feitas das 7h30 às 17h30, na unidade situada na Rua Doutor Bueno, 40, Centro.
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis); pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação) e apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.

O fluxo total da coleta tem duração média de 50 minutos. O doador apresenta seu documento oficial com foto na recepção, onde são apresentadas as instruções iniciais e os critérios básicos para a doação. Na sala de espera, o serviço social informa sobre as etapas da coleta de sangue.

Em seguida, é realizada a triagem clínica por um profissional de saúde, por meio de entrevista pessoal e sigilosa, além da aferição de temperatura, pressão arterial, peso, altura e dosagem de hemoglobina. O doador apto segue então para a sala de coleta de sangue, que possui três cadeiras próprias para este procedimento. Após a coleta, é necessário permanecer no local por 15 minutos, no mínimo, período exigido para a devida recuperação, onde é oferecido um lanche.
 
No sábado (24) em Macaé, a doação de sangue será o foco principal, por meio do Dia D promovido pelo Serviço Municipal de Hemoterapia. A campanha integra o cronograma de ações do Junho Vermelho, enfatizando a relevância dessa ação para salvar vidas. As doações poderão ser feitas das 7h30 às 17h30, na unidade situada na Rua Doutor Bueno, 40, Centro.