Agência de Macaé está situada na Rua Francisco Portela 569, no CentroFoto: Divulgação

Macaé - A Superintendência Regional do Rio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está promovendo um mutirão de análise de pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência, além de perícias médicas, durante o próximo fim de semana (dias 5 e 6). O mutirão visa agilizar o processo de concessão de benefícios e ocorrerá na agência de Macaé, localizada no Norte Fluminense.
É importante ressaltar que nos dias de mutirão, não serão realizadas perícias médicas. A agência de Macaé está situada na Rua Francisco Portela 569, no Centro. Além disso, a unidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também receberá um mutirão de perícias médicas, na Rua Marechal Deodoro 1.119, no bairro Jardim 25 de Agosto.
Para participar desses mutirões, os cidadãos devem agendar um horário disponível ligando para a central telefônica 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
A iniciativa tem como principal objetivo reduzir a fila de benefícios pendentes de avaliação social. Dados do portal da transparência do INSS mostram que o BPC/Loas para pessoas com deficiência apresentou a segunda maior fila em junho, com 437.077 pedidos no estoque. A maior parte dos requerimentos tem um tempo médio de espera de até 180 dias (ou seis meses).
O instituto planeja expandir essa ação para municípios com tempo de espera superior a 45 dias para análise. Mutirões semelhantes já foram realizados em diversas cidades de diferentes estados do país, visando agilizar e otimizar o processo de concessão de benefícios.