Atualmente, Macaé tem menos de 100 mulheres aguardando a cirurgia, mas o Estado realiza apenas uma por mês Foto: Tiago Ferreira

Macaé - Na sessão desta terça-feira (3), a Câmara Municipal de Macaé deu um passo importante na luta contra a endometriose ao aprovar o Projeto de Lei (PL) 69/2023. Esse projeto, de autoria da vereadora Iza Vicente (Rede), visa instituir o Programa de Divulgação, Prevenção e Tratamento da Endometriose na cidade. A iniciativa surge em resposta à crescente demanda das mulheres que enfrentam essa dolorosa condição e enfrentam longas filas de espera para cirurgias pelo SUS.
A vereadora Iza Vicente expressou sua sensibilidade em relação ao sofrimento causado pela endometriose, uma condição que não apenas traz dor crônica, mas também pode resultar em infertilidade. O tratamento completo em Macaé é atualmente indisponível, forçando as pacientes a aguardarem cirurgias no sistema estadual. Iza ressaltou que o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), no Rio de Janeiro, realiza apenas uma cirurgia por mês, o que torna a espera insustentável para muitas mulheres.
A preocupação também foi compartilhada por Tico Jardim (Solidariedade), que se emocionou ao conhecer as dificuldades enfrentadas pelas pacientes locais. Ele enfatizou a importância do projeto na redução da subnotificação e na garantia de um tratamento completo em Macaé o mais rápido possível.
Amaro Luiz (PRTB), com sua formação em enfermagem, trouxe um entendimento profundo dos transtornos causados pela endometriose. Ele descreveu os sintomas debilitantes, como dores fortíssimas e distensão abdominal, que afetam a qualidade de vida das mulheres. Amaro também defendeu a necessidade de uma campanha de conscientização e prevenção da doença, destacando a importância das consultas periódicas ao ginecologista para identificar os primeiros sinais e evitar complicações.
Reginaldo do Hospital (Podemos) expressou seu apoio à iniciativa, enfatizando que Macaé possui infraestrutura hospitalar adequada para oferecer tratamento cirúrgico às pacientes. Agora, o projeto segue para a apreciação do Executivo, que pode sancioná-lo e fazer a diferença na vida das mulheres que sofrem com a endometriose em Macaé. A aprovação desse projeto é um passo significativo em direção à melhoria da saúde das mulheres na cidade.