Procon e Enel inspecionam rede elétrica na serra macaenseFoto: Divulgação

Macaé - Em uma ação conjunta, equipes técnicas da Secretaria Municipal Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da concessionária Enel realizaram uma inspeção na rede elétrica das localidades de Serra da Cruz e Moretti, na região serrana de Macaé, na quarta-feira (22). O objetivo foi identificar as causas do serviço deficiente de fornecimento de energia que tem gerado constantes reclamações dos moradores.
A operação, que contou com a presença do secretário do Procon, Gilcimar Prata, e representantes dos moradores, resultou em medidas para mitigar o problema. Entre as ações sugeridas estão a poda de árvores, elevação da rede em pontos específicos com a instalação de postes mais altos, cruzetas mais largas, troca de cabeamento, instalação de chaves protetoras em locais estratégicos e a substituição de postes e cruzetas deteriorados pelo tempo.
"Este foi o primeiro passo para a elaboração do plano de ação, que envolverá prefeitura, Enel e representantes das localidades afetadas. Definiremos as competências de cada órgão, bem como os prazos para a conclusão do serviço", afirmou o secretário Gilcimar Prata.
Prata orientou que os consumidores que enfrentarem problemas de energia elétrica devem acionar a Enel. Em caso de não resolução da demanda, o consumidor pode entrar em contato com o Procon, presencial ou virtualmente, fornecendo dados da instalação, endereço, documentos pessoais e o número do protocolo de atendimento junto à Enel.
O atendimento presencial do Procon Macaé é realizado na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466, no térreo do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (com distribuição de senhas até as 16h). O atendimento virtual pode ser feito pelo e-mail atendimento.procon@macae.rj.gov.br, e informações adicionais estão disponíveis pelo telefone (22) 2759.0801.