Expomulher valoriza o protagonismo feminino na arte macaenseFoto: Divulgação

Macaé - A "Expomulher" foi inaugurada na noite desta segunda-feira (10) no Centro Macaé de Cultura, integrando a exposição "Mulheres Solo Sobre-Vivências". A mostra, que ocupa o Hall do Teatro Municipal, a Praça das Artes e a Galeria Hindemburgo Olive, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 31 de março.
A exposição reúne obras de artistas mulheres de Macaé e faz parte das celebrações pelo Dia Internacional da Mulher. Segundo a secretária municipal de Cultura, Waleska Freire, a mostra evidencia a força, criatividade e sensibilidade das artistas, abordando temas como empoderamento e identidade.
Marilena Garcia, idealizadora da exposição, ressaltou a importância de dar visibilidade às mulheres da periferia e celebrou a revitalização do espaço cultural.
Entre as artistas participantes, Loo Stavale apresenta trabalhos em litografia, enquanto Marina Hera exibe ilustrações utilizadas em suas tatuagens. Lídia Gonzalez expõe pinturas em porcelana, aquarela e óleo. Além delas, a mostra conta com fotografias de Amanda Morais e pinturas de Ingllithy Pio e Pilar Matias.
A exposição também traz registros fotográficos do cotidiano de mulheres macaenses, captados pelos fotógrafos Rômulo Campos, Claudia Barreto e Ana Chaffin. O projeto, iniciado no ano passado, segue de forma itinerante, retratando desafios, conquistas e resistências femininas.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades, incluindo a vereadora Leandra Lopes.