Competição científica promete movimentar a lagoa com barcos solares e incentivar a transição energética no paísFoto: Divulgação

Macaé - Barcos movidos a energia solar vão tomar conta da Lagoa de Imboassica, em Macaé, entre os dias 22 e 26 de outubro. A cidade vai sediar o Desafio Solar Brasil 2025, competição nacional que reunirá 15 embarcações desenvolvidas por equipes de diversas instituições de ensino do país. O município será representado pelo barco "Carcará", da equipe Fernando Amorim.
O evento é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com apoio da Prefeitura de Macaé. Os detalhes da organização foram discutidos em uma reunião realizada nesta quinta-feira, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Professores e pesquisadores da UFRJ apresentaram os objetivos da competição, que envolve inovação, sustentabilidade e aplicação prática de tecnologias limpas.
Criado em 2009, o Desafio Solar Brasil se inspira em competições internacionais como a Dutch Solar Challenge, promovendo a integração entre universidades, centros de pesquisa, setor produtivo e sociedade. O principal objetivo é estimular o uso de fontes renováveis de energia e fomentar a formação científica de jovens talentos.
O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria Executiva de Ensino Superior, da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, da Secretaria de Políticas Energéticas, da Comunicação e da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Todos reforçaram o compromisso institucional com a realização e sucesso do evento.