Equipes da Vigilância Ambiental intensificam combate ao Aedes aegypti em bairros de MacaéFoto: Ilustração
Mutirão contra o Aedes e ações ambientais marcam semana em Macaé
Nova Malvinas recebe força-tarefa de combate ao mosquito da dengue; outras regiões contam com controle de roedores e vistoria em pontos estratégicos
Macaé - A região de Nova Malvinas será o foco principal das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti entre os dias 4 e 7 de agosto. O mutirão promovido pela Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde tem como objetivo reforçar a prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. Além da operação na localidade, o cronograma da semana contempla uma série de atividades de controle e fiscalização em diversos bairros do município.
Durante o mesmo período, o controle do mosquito Culex, popularmente conhecido como pernilongo, será realizado nos canais Campos/Macaé, Canal 62, no Parque Aeroporto, e em áreas do Jardim Esperança. Já o combate a roedores acontecerá em cinco pontos distintos: Lagomar (dia 4), Nova Malvinas (dia 5), Barra de Macaé (dia 6), Novo Cavaleiros (dia 7) e em órgãos públicos do município na sexta-feira, dia 8.
Também estão previstas atividades de reconhecimento geográfico no Centro e Virgem Santa. A ação visa levantar informações detalhadas das residências e anexos das áreas, classificando os imóveis e mapeando suas condições sanitárias e de acesso. O levantamento ajuda a direcionar futuras estratégias de saúde pública.
A visitação em pontos estratégicos como borracharias, empresas, ferro-velhos e prédios públicos será intensificada nos bairros de Cabiúnas, Barra de Macaé, Lagomar e Centro, ao longo da semana. As inspeções buscam prevenir focos de proliferação do mosquito e reforçar as orientações sobre eliminação de criadouros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.