Macuco possui entre 70% e 80% dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino já alfabetizadosAcervo Secretaria de Educação de Macuco

Macuco conquistou o 4º lugar entre os entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro em Alfabetização, segundo dados do Indicador Criança Alfabetizada, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), publicados no dia 11 de julho. O município atingiu o nível 4 na avaliação, o que significa que possui entre 70% e 80% dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino já alfabetizados. Macuco também superou a meta nacional estabelecida. Nos dados anteriores, de 2023, o município havia alcançado o índice de 63,6% de seus alunos alfabetizados, ocupando o 22º lugar estadual.
Para definir o indicador, o padrão foi estabelecido em 743 pontos na escala do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) pela Pesquisa Alfabetiza Brasil – aplicada pelo Inep, para determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao fim do 2º ano do ensino fundamental. Para atingir o Indicador de Criança Alfabetizada, o aluno até o segundo ano do ensino fundamental precisa ter capacidade de ler pequenos textos, localizar informações em textos curtos, compreender tirinhas e quadrinhos e escrever, mesmo que com alguns desvios ortográficos.

A secretária de Educação do município, Claudia Vogas, destacou que a meta para 2024 era de 66,31% de alunos alfabetizados, números que foram ultrapassados em quase 11%, reforçando o compromisso e a eficácia das ações pedagógicas implementadas. 

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Educação, expressou gratidão e homenageou as professoras das turmas de 1º e 2º anos de 2024 citando os nomes das grandes responsáveis pelos resultados significativos: Brenda Petinatti, Rafaela Vanelli, Mônica Queiroz, Tânia Regina Joi, Janaina Pinto, Nathalia Lody, Rosiane Miranda Cuco, Jaqueline Balbina, Andiara Meirelles, Jesuita Orlando e Vanda Leci Tiberto. Esse reconhecimento público destaca o trabalho incansável, a dedicação e o profissionalismo dessas educadoras, que diariamente constroem o futuro das crianças macuquenses. A articuladora do programa é a professora Marcelle Vollú.

A secretária de Educação enalteceu o esforço coletivo e o apoio fundamental. “Este resultado espetacular é fruto do trabalho incansável feito em todas as comunidades escolares. É a dedicação de cada professor, que dia após dia, com paixão e competência, transforma a vida de nossos alunos. E não posso deixar de expressar minha profunda gratidão à prefeita Michelle Bianchini, que nos dá autonomia e mostra uma crença inabalável na força da educação, nos dando o suporte e a liberdade necessários para construir um futuro mais promissor para nossas crianças”, disse Claudia Vogas.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.