Magé celebra dia da mulher negraGilson Costa/Divulgação
“Esse dia é muito importante e estamos aqui para debater as necessidades de enfrentarmos questões de racismo e sexismo. O evento conta com o apoio total da Secretaria de Assistência Social e da Prefeitura de Magé como um todo, pois entendemos a importância desse evento”, disse a secretária de Assistência Social, Flávia Gomes.
O evento também reverenciou Teresa de Benguela, uma figura histórica do século XV, que lutou por proteger o quilombo.
O evento incluiu uma palestra sobre o “Julho das Pretas” e uma discussão sobre a realidade da mulher negra no Brasil. Cristhiane Malungo, Coordenadora do Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, mediou o evento.
“Ao falarmos sobre o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, lembramos do grande encontro das mulheres da América Latina e do Caribe na década de 90. Esses dados são essenciais para discutirmos nossas lutas, conquistas e desafios, em um mundo que ainda é racista, sexista e machista. A história de Teresa de Benguela, uma líder quilombola, é de vital importância para o entendimento da história das mulheres negras do Brasil”, explicou Cristhiane.
Adriana Martins, defensora dos Direitos Humanos e Técnica Antirracista, também esteve presente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.