Prefeitura de Magé inicia a 1ª jornada do patrimônio culturalDivulgação

Magé - Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, iniciou a 1ª Jornada do Patrimônio Cultural, no Colégio Estadual de Magé. Na mesa de palestra do primeiro dia, estiveram presentes Luiz Rufino, Nielson Bezerra e Marlucia Santos, que explicaram sobre a história da cidade e dos primeiros moradores. O evento também contou com a presença do grupo Chorinho de Magé, que abrilhantou o palco com o clássico Brasileirinho.
Prefeitura de Magé inicia a 1ª jornada do patrimônio cultural - Divulgação
Prefeitura de Magé inicia a 1ª jornada do patrimônio culturalDivulgação


A semana de comemoração será recheada de palestras e atividades imersivas, com o objetivo de promover a educação patrimonial, disseminação de saberes e valorização da identidade e diversidade mageense.

Para a vice-prefeita Jamille Cozzolino, essa jornada é um marco na história de Magé.

“É a primeira jornada sendo realizada no nosso município, um evento para apresentar à população as riquezas existentes e nossa história. Serão quatro dias com muita troca de conhecimento e enriquecimento”, afirmou.

Patrimônio Cultural é o termo utilizado para se referir aos bens de natureza material e imaterial de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Além de representar as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, os saberes e as celebrações, as obras, objetos, arquivos, documentos, edificações, parques, e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.
Prefeitura de Magé inicia a 1ª jornada do patrimônio cultural - Divulgação
Prefeitura de Magé inicia a 1ª jornada do patrimônio culturalDivulgação


O secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço, celebrou a semana cultural.

“A Jornada é um marco na cidade porque ela trabalha outra perspectiva. A nossa cidade tem alguns patrimônios que são reconhecidos e tombados pelos órgãos, entretanto carece um trabalho de sensibilização da população com esses locais. O objetivo da jornada é fazer com que os mageenses reconheçam a importância do patrimônio ancestral”, disse.

A jornada segue até o dia 18 de agosto com as palestras de Virginia Riguete, Valdirene Raimundo, Andressa Dutra, Alaildo Malafaia e Lucimar Machado, que abordarão experiências de turismo em Magé. E a programação também conta com atividades interativas como o passeio por Magé no óculos de realidade virtual. O evento acontece no Colégio Estadual de Magé que fica na Rua Comendador Reis, próximo do Terminal Rodoviário do 1º distrito.