Enel Rio realiza projeto 'Energia Legal' Divulgação

Magé - O projeto Energia Legal, da Enel Distribuição Rio, chegou em Magé, na Baixada Fluminense. Até a próxima quinta-feira (17), os clientes Enel poderão contar com o atendimento móvel, o estande do consumo consciente e a troca de lâmpadas.
A iniciativa tem como objetivo combater a fraude e o furto de energia elétrica, bem como conscientizar a população sobre os riscos e os prejuízos desta prática. Além disso, a Enel vai oferecer serviços, via atendimento móvel, que visam facilitar a vida do cliente, como: troca de titularidade, religações, negociações de débitos com condições especiais, ligações novas, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.
Em 78 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 28,9 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 29 cidades por onde passou desde o fim de 2019.
Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da previsão de pagar o valor total de consumo correspondente ao período em que ocorreu a irregularidade. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções, dificultando, por vezes, o retorno da energia elétrica.
Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em 5%.
Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Atendimentos e Consumo Consciente de Energia
Durante a iniciativa, os moradores de Magé também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma estrutura móvel de atendimento, que ficará localizada em diversos pontos da cidade (endereços no fim da matéria).
No atendimento móvel, os clientes poderão solicitar serviços como a segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.
Ao longo da ação, a Enel Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia e informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá realizar a troca gratuita de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até cinco do modelo LED.
Serviço:
Unidade Móvel
Data: 15/04 (terça-feira)
Local: Praia do Imperador
Endereço: Av. Gov. Roberto Silveira, 1.300, Praia do Imperador, Mauá, Magé (em frente ao Ginásio Poliesportivo Edson Alves)
Horário: 8h30 às 17h
Data: 16/04 (quarta-feira)
Local: Praça 7 de Setembro
Endereço: Rua Dona Elvira, S/N, Piabetá, Magé (em frente ao playground no centro de Piabetá)
Horário: 8h30 às 17h
Data: 17/04 (quinta-feira)
Local: Praça da Capela
Endereço: Estrada Municipal, 325, Santo Aleixo, Magé
Horário: 8h30 às 17h