Manifestantes em protesto contra pedágio na Rio-Santos ocupam com faixas as vias sentido Paraty Divulgação/Raphael Cendon

Mangaratiba – Motoristas das cidades de Mangaratiba, Angra e Paraty, na costa verde do estado, na manhã desta quinta-feira(2) realizam manifestação na rodovia Rio-Santos, altura de Itacuruçá, em Mangaratiba, contra a cobrança indevida das multas aplicadas pela ANTT e CCR RioSP ( que administra a rodovia) aos motoristas que trafegam no trecho entre Paraty e Rio de Janeiro. O trânsito flui lento no trecho onde acontece o movimento até porque muitos deixaram para pegar a estrada hoje de manhã no feriadão de finados. Foram registradas as presenças de um vereador de Mangaratiba e dois deputados estaduais, na manifestação.
Segundo os manifestantes as constantes cobranças podem prejudicar a vida de quem depende do ir e vir, passando pelos pórticos, para garantir o sustento da família. “ Eu trabalho com aplicativo saio de casa passo pelo pedágio não tenho outro caminho, volto pra casa pago de novo pedágio e quando entro no sistema pelo celular para o pagamento não consta valor está zerado. Depois chega a multa. Eu já estou com quatro multas e já acionei a justiça” – disse Marcondes Lima (55).
 
Manifestantes pedem cancelamento das multas e isenção para moradores - Divulgação/Raphael Cendon
Manifestantes pedem cancelamento das multas e isenção para moradoresDivulgação/Raphael Cendon
Além das multas os líderes do movimento continuam cobrando das autoridades a isenção das tarifas para moradores com veículos de Mangaratiba, Itaguaí e Paraty. “ Para ir na padaria, buscar atendimento médico, levar os filhos na escola, chegar ao trabalho, moradores de Mangaratiba são obrigados a pagarem pedágio, não tem outro caminho de um lado pra outro da Rio-Santos, a não ser passar pelos pórticos".
Por conta disso, moradores e representantes políticos das cidades da costa verde, já entraram com mandado de segurança suspendendo a cobrança, somente Paraty conseguiu, por poucos dias, em seguida a justiça concedeu novo mandado à CCR que voltou a efetuar a cobrança. Itaguaí e Mangaratiba desde março vem lutando pela isenção mas não conseguiram.
Nessa luta de braço que já se arrasta a cerca de quase dez meses, além das manifestações, uma audiência em Brasília foi realizada a maioria das autoridades participou por vídeo conferência, entre elas a CCR Rio SP. O que se tem de concreto segundo Raphael Cendon que lidera o movimento é que o Ministério Público Federal aceitou a denúncia através de uma ação popular que pede não só o cancelamento das multas como também a isenção do pedágio. “A Justiça pediu a CCR o extrato de cobrança realizada neste trecho, é uma luz no fim do túnel. Tem motoristas sendo cobrados duas vezes, e a concessionária não dá baixa no sistema, veículos  isentos " triciclos" sendo cobrados". disse Raphael, segundo ele será agendada uma audiência pública na Alerj, anuncio feito pelo deputado estadual Anderson Moraes (PL) ao lado do deputado Luís Cláudio Ribeiro( PSD) presentes na manifestação.

 
 
Tarifas cobradas pedágio - Divulgação/CCR RioSP
Tarifas cobradas pedágioDivulgação/CCR RioSP
Os pórticos estão localizados na costa verde nos kms 414,  447 e 538 da Rio-Santos.

Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.