Navio partiu do terminal da Ilha de Guaiba (TIG), em Mangaratiba (RJ), e consumirá o biocombustível no trecho carregado do Brasil para a Ásia.Divulgação/Vale
O Hinrich Oldendorff, construído em 2016 com capacidade para 209 mil toneladas, foi carregado com o biocombustível em Cingapura em 16 de outubro, na viagem de lastro para o Brasil. Nesta quarta-feira, (29), o navio carregou o minério de ferro da Vale no Terminal da Ilha de Guaiba (TIG), em Mangaratiba (RJ), e consumirá o biocombustível no trecho carregado do Brasil para a Ásia.
O biocombustível B24 a bordo é composto por óleo combustível e por biodiesel produzido a partir de resíduo de óleo vegetal de cozinha (286 toneladas), que representa cerca de 24% da mistura. Segundo a Vale, “o produto fornecido está em conformidade com a Diretiva para Energias Renováveis da União Europeia (EU RED) e é certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC). A economia esperada de carbono equivalente (CO₂eq) no ciclo de vida do combustível (well to wake) é de cerca de 18%, ou cerca de 785 toneladas de CO₂ equivalente, contribuindo para a redução de emissões de Escopo 3 da Vale”.
Ainda de acordo com a empresa, o uso de biocombustível na viagem de transporte de carga faz parte do programa Ecoshipping, uma iniciativa de P&D desenvolvida pela área de navegação da Vale para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo, em linha com as ambições estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO).
A Oldendorff Carriers já realizou testes de biocombustível em embarcações menores e para viagens mais curtas, mas esta será a primeira viagem completa da Oldendorff consumindo biocombustível em um Newcastlemax.
Sobre a Vale
A Vale é uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e uma importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atua em todo o mundo. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos em todo o mundo.
Sobre a Oldendorff Carriers
A Oldendorff Carriers é uma empresa de navegação familiar com 102 anos de existência que opera uma frota de cerca de 700 navios graneleiros. A empresa é representada por 21 escritórios em todo o mundo, incluindo 11 projetos de transbordo de granéis, empregando uma força de trabalho de mais de 4.500 pessoas de 60 países.
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