Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, entregou nesta quinta-feira (06/07) as chaves de 19 novas residências que fazem parte da política habitacional “Habitar Reassentamentos”, no bairro Pindobas. Também foram entregues 15 residências, no bairro vizinho de Camburi, que passaram por reformas realizadas pelo “Habitar – Moradia com Dignidade”.
As novas casas com aproximadamente 70m², são localizadas na Estrada Henfil e são compostas por dois quartos, sendo uma suíte, sala, cozinha americana, banheiro social, área de serviço e quintal. O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou a realização do sonho dos moradores, que antes conviviam com riscos de desabamento e enchentes.
“São entregas que nos emocionam, nesse objetivo público que é transformar Maricá. Entregamos 19 residências para pessoas que foram reassentadas do trecho do Rio da Mumbuca, numa ação importante para dar dignidade e moradia, um direito das pessoas. É a construção de política de reassentamentos, para retirar pessoas das áreas de risco, evitando possíveis tragédias. Hoje entregamos casas dignas, com dois quartos, suíte e quintal, que vão mudar a realidade desses moradores e criar um ambiente familiar muito melhor”, destacou.
O secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, destacou a importância da entrega das casas à população, garantindo segurança aos moradores. “O programa foi criado para garantir uma moradia digna, salubre e confortável, com condições de segurança, garantindo o conforto dessas famílias. Estamos atentos às demandas climáticas, retirando as pessoas de áreas com risco de deslizamento e alagamento, tornando a cidade mais resiliente e também promovendo dignidade às pessoas por meio da concessão de moradias seguras”, disse o secretário.
“É a realização de um sonho”, disse a técnica de enfermagem Márcia Oliveira, 37 anos, que foi contemplada com a política habitacional do Habitar Reassentamentos e irá morar na nova casa com seu marido e seu filho de 1 ano e 3 meses.
“Esse é um grande acontecimento. Toda vez que chovia ficávamos desesperados, pois a água do rio vinha subindo. Ficamos várias vezes ilhados, eu com meu filho recém-nascido e a água invadindo o quintal, foram momentos desesperadores. Agora terei a segurança para criar meu filho, sem medo de enchente”, celebrou emocionada Márcia.
Casas reformadas em Camburi
No bairro vizinho Camburi, foram entregues 15 residências que passaram por reformas realizadas pelo “Habitar – Moradia com Dignidade”. As residências receberam reformas e integram as últimas unidades, de um total de 40 casas, do projeto habitacional. Esta é a segunda entrega realizada em 2023. Nessa primeira fase, serão contempladas 200 casas, até o fim do ano, sendo que 100 delas já foram concluídas e entregues aos moradores. Essa é a primeira área com regularização plena na cidade, com a regularização dos lotes, requalificação do espaço público e as melhorias habitacionais.
O local ainda ganhou uma nova praça, uma iniciativa da Secretaria de Habitação, em parceria com a autarquia de Serviço de Obras de Maricá (Somar), que visa pensar a requalificação de espaços públicos na cidade. Dignidade, essa foi a palavra usada pelo casal Walmir Mendonça, 37 anos e Dayse Raposo, 47 anos, ao ganharem a casa reformada.
“Ganhamos dignidade, agora temos orgulho da nossa casa. Antes tínhamos que tirar a água do box com o baldinho, o quintal era cheio de mato. Agora temos vida, não será mais sofrimento, os filhos que antes tinham vergonha de vir aqui, estão orgulhosos. Temos uma casa de verdade, vamos viver felizes”, contaram os moradores.
Habitar Reassentamentos
A política habitacional Habitar Assentamentos foi criada com objetivo de realocar pessoas que viviam em áreas de risco (desabamento ou deslizamento) ou em terrenos públicos. Os cidadãos recebem aluguel social até que a nova residência fique pronta. Elas são realocadas em imóveis ociosos adquiridos pelo município, mas sem descartar a construção de novas unidades. O município mantém uma fila de prioridades no reassentamento, que caminha conforme a disponibilidade de novas residências.
Habitar – Moradia com Dignidade
O projeto tem o objetivo de garantir o direito social à moradia com qualidade e segurança sendo destinado à população em situação de vulnerabilidade e de baixa renda. As residências passaram por processo de regularização fundiária e diversas melhorias, como obras, pinturas, revestimento, instalações elétricas e hidráulicas, correção de desnível, entre outras. O programa faz parte das ações promovidas pela Prefeitura para combater o déficit quantitativo e qualitativo de moradias na cidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.