II Conferência Mundial da Pessoa com Deficiência FísicaFoto: Elsson Campos

Maricá - Com apoio da Prefeitura de Maricá, foi promovida a II Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento, aberto ao público, aconteceu no Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, no Centro, neste sábado (28) e reuniu mais de 100 pessoas.
O objetivo foi debater ideias para ampliar as melhorias desses moradores no município a partir do tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.
A conferência também tem o papel fundamental na construção, implementação e promoção das políticas públicas, tendo como compromisso e finalidade a ampla participação social, garantindo o protagonismo dos representantes do governo e da sociedade civil para mapear e elaborar estratégias de modo a combater às desigualdades e a todos os tipos de discriminação.
“É importante à participação popular para elaboração de políticas públicas para as pessoas com deficiência dentro e fora de nosso município”, disse Thiago Ribeiro, secretário de Assistência Social.
O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdef) com apoio da Secretaria de Assistência Social, contou com palestras, debates, apresentação de dança e intérpretes de Libras.
“Foi uma oportunidade para as pessoas com deficiência apresentarem sugestões e agora essas propostas serão levadas para a Conferência Estadual”, disse Maria Cecília Fernandes, presidente do Comdef.