Cativeiro de Aves em Itaipuaçu é desmontado por operação conjuntaFoto: Jornal O Dia

Maricá - Uma operação conjunta entre a Secretaria de Segurança Cidadã de Maricá e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) resultou no resgate de 36 aves silvestres vítimas de maus-tratos, nesta terça-feira (28), em Itaipuaçu.
A ação foi conduzida por equipes do Grupamento Especial de Defesa Ambiental (GEDAM) da Guarda Municipal, ao lado de fiscais ambientais do INEA, após denúncia que apontava a existência de um cativeiro irregular na Rua 49.
Ao chegar ao local, os agentes constataram que os animais estavam confinados em condições inadequadas e sem qualquer autorização legal para criação.
Entre as espécies resgatadas estavam 21 tizuis, 7 coleiros, 3 canários-da-terra, 3 periquitos-australianos, 1 pixoxó e um canário-belga. Muitas das aves apresentavam sinais de estresse e eram mantidas para possível comercialização ilegal, segundo os agentes.
O Suspeito não foi encontrado no momento da fiscalização, o responsável pelo imóvel não foi localizado, e agora é procurado pela Polícia Civil.
O caso foi registrado na 82ª DP (Centro de Maricá), que dará continuidade às investigações para identificar o autor do crime ambiental.
As aves foram encaminhadas para avaliação e posterior destinação adequada, podendo ser reintegradas ao seu habitat quando possível.
Crime ambiental e tráfico de fauna: criar, manter ou comercializar animais silvestres sem licença é crime e integra uma das principais rotas do tráfico de fauna no Estado do Rio, prática que ameaça o equilíbrio ambiental e a biodiversidade.
Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais:
153 — Guarda Municipal de Maricá
Ciosp: (21) 96809-1516
Disque Denúncia RJ: (21) 2253-1177