Sala de Acolhimento Mesquita: auxiliares de creche coordenam atividades lúdicas para crianças enquanto os adultos assistem às aulasDivulgação

A Prefeitura de Mesquita segue na busca de apoiar os cidadãos a conquistarem seus sonhos. A organização desenvolve um programa para ajudar estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) — com filhos, netos ou irmãos mais novos — a concluírem os estudos.
Na ocasião, todas as oito escolas municipais com a modalidade dispõem de uma Sala de Acolhimento, onde auxiliares de creche coordenam atividades lúdicas para crianças enquanto os adultos assistem às aulas.
“As mães seriam nosso maior público-alvo, devido às questões sociais que as levam a infrequência ou evasão escolar. Mas, principalmente pós-pandemia, temos muitos pais, avós, irmãos ou até mesmo pessoas próximas que assumiram a responsabilidade legal por crianças e jovens, na mesma condição, que aderiram ao projeto. Com nossas Salas de Acolhimento, isso deixa de ser uma questão para esses alunos”, destaca a subsecretária municipal de Educação, Monique Rosa.
O cadastro para utilização da Sala de Acolhimento precisa ser feito pelo responsável legal da criança na secretaria da escola, onde vai preencher uma ficha. Cada turma dessas “creches” comporta 15 crianças e, segundo o município, hoje há 96 inscritas em todas as unidades.
As Salas de Acolhimento da EJA de Mesquita funcionam a partir das 18h e são destinadas às crianças de quatro meses a dez anos de idade. As escolas receberam mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos próprios para o projeto.
Ao todo, Mesquita tem 1.267 alunos matriculados no EJA.