Mediadores da Educação de Mesquita passam por capacitaçãoJoão Pedro de Moraes/ PMM

Mesquita – Os profissionais da rede municipal de ensino de Mesquita participaram da Semana de Formação, um circuito de capacitações promovidas ao longo de cinco dias. Mais de 200 responsáveis por acompanhar a vida escolar dos estudantes com deficiência tiveram a oportunidade de expandir conhecimentos e habilidades relativos a esse ofício.
Durante o encontro, os mediadores foram orientados sobre protocolos de acompanhamento dos estudantes, envolvendo desde a produção de relatórios periódicos sobre a rotina dos alunos em sala de aula e sua adaptação ao ambiente escolar.
A formação contou ainda com a participação do professor de Educação Física Rodrigo Araújo, que palestrou sobre a aplicação de métodos ligados à psicomotricidade, ciência que estuda a relação entre as habilidades motoras e cognitivas do indivíduo.
O professor de Educação Física, Rodrigo Araújo, palestrou sobre a aplicação de métodos ligados à psicomotricidade  - João Pedro de Moraes/ PMM
O professor de Educação Física, Rodrigo Araújo, palestrou sobre a aplicação de métodos ligados à psicomotricidade João Pedro de Moraes/ PMM
Mediadora há cerca de sete anos, Dayane Rondão trabalha na Escola Municipal Ernesto Che Guevara e reforçou a importância do encontro.
“Ninguém aqui sabe de tudo. Estamos todos aprendendo, e esse evento foi essencial para aprimorarmos nosso conhecimento e realizarmos nosso trabalho com ainda mais amor, atenção e empatia. Passamos quatro horas ao lado desses alunos, cinco dias por semana. Então, precisamos estar preparadas para atender às necessidades deles. Por isso, esse trabalho de capacitação que a Secretaria realiza é tão importante”, declarou.
Mediadores da Educação de Mesquita passam por capacitação - João Pedro de Moraes/ PMM
Mediadores da Educação de Mesquita passam por capacitaçãoJoão Pedro de Moraes/ PMM


O Secretário municipal de Educação, Fabio Baiense também esteve presente e destacou o cuidado que tem sido direcionado aos estudantes, projetando mais avanços para a Educação de Mesquita.

“O município de Mesquita tem um compromisso muito grande com a inclusão do aluno que necessita de atenção especializada à rotina escolar. Desse modo, há oito anos, buscamos aumentar o efetivo de profissionais de mediação e, consequentemente, promover a devida capacitação desses trabalhadores. Dando continuidade a esse trabalho, acredito que em breve nossa Educação Especial alcançará um patamar de referência em todo o estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

Além dos mediadores, profissionais de diversos outros segmentos da Educação de Mesquita tiveram suas respectivas reuniões de formação. Ao todo, estima-se que profissionais de mais de 20 setores diferentes tenham participado de seus respectivos Dias de Formação no decorrer da última semana.