Caravana do Empreendedorismo RJ passa por MesquitaCesar de Oliveira/PMM

Mesquita - A cidade recebeu uma ação especial que uniu assistência social e empreendedorismo na Câmara Municipal, no Centro. Trata-se da Caravana Empreendedorismo RJ, do Governo do Estado, que ressalta o empreendedorismo fluminense e expande o impacto econômico, social e ambiental dos negócios no Rio. O evento contou com tendas com expositores locais, que aproveitaram a oportunidade para comercializar artesanatos, doces, jóias e outros produtos.
O programa é composto por quatro eixos: formação e qualificação empreendedora; políticas públicas para o empreendedorismo e participação social; fomento ao empreendedorismo; e dados e mapeamento.

“A Caravana tem uma perspectiva de ouvir os empreendedores das cidades para identificar as principais dificuldades do empreendedorismo. E, assim, ver o que nós, enquanto estado, município, poder legislativo, sociedade civil e o SEBRAE, podemos conjuntamente fazer para facilitar, melhorar e fortalecer as pessoas que querem empreender ou que estão empreendendo. Com isso, podemos construir o documento base da Política Estadual do Empreendedorismo, que posteriormente conduzimos para ter um resultado estadual”, explicou a subsecretária de Estado de Ações Comunitárias e Empreendedorismo do Rio de Janeiro, Karol Mendez.
Evento contou com tendas de expositores locais - Cesar de Oliveira/PMM
Evento contou com tendas de expositores locaisCesar de Oliveira/PMM
No evento, os presentes puderam responder algumas perguntas sobre empreendedorismo, a fim de identificar os pontos mais sensíveis na hora de exercer negócios no município.

“O empreendedorismo é uma forma de complemento da renda pessoal para além do salário mínimo, que, muitas vezes, acaba sendo insuficiente para as pessoas. No viés da Assistência Social, vejo que os empreendedores do nosso município exercem um papel muito importante na promoção de oportunidades para quem está dentro da política de assistência. E nós, enquanto subsecretaria, temos a responsabilidade de direcionar e oportunizar momentos como esse, que auxiliam na construção e consolidação dos negócios. Junto com o Estado, estamos tentando consolidar e potencializar cada vez mais os empreendimentos de Mesquita”, frisou Erika Rangel, subsecretária de Assistência Social de Mesquita.