Por

Usando uma nova técnica de digitalização, pesquisadores nos Estados Unidos descobriram uma pintura que pairava sob uma das grandes obras de Pablo Picasso, a chamada "La Misereuse Accroupie".

Embaixo da pintura de óleo, há uma outra pintura, com o desenho de uma paisagem da cidade de Barcelona, na Espanha. Aparentemente, Picasso a teria usado como base para sua obra-prima.

O novo sistema de raio-X fluorescente é mais barato do que outros sistemas de digitalização de artes e ele é "portátil", o que faz com que possa ser levado para qualquer galeria que tenha interesse.

Os detalhes sobre a descoberta foram revelados na Associação Americana pelo Avanço da Ciência em Austin, no Texas, nos Estados Unidos. A La Misereuse Accroupie faz parte do chamado "período azul" de Picasso, que durou de 1901 a 1904, quando a cor azul era a que dominava a gama cromática de suas obras.

O que os pesquisadores notaram é que a pintura da paisagem - que provavelmente teria sido pintada por um aluno e aspirante a artista - estava virada em cerca de 90 graus. O contorno das colinas ao fundo virou as costas da mulher. Ela assume o formato e a forma de uma região interiorana catalã. Kanneth Brummel, curador da Galeria de Arte de Ontario, em Toronto, disse que ficou animado ao descobrir que havia uma pintura sob a obra de La Misereuse Accroupie.

Você pode gostar
Comentários