A Igreja Católica mexicana afirmou que está disposta a colaborar com as autoridades - Reprodução/Internet
A Igreja Católica mexicana afirmou que está disposta a colaborar com as autoridadesReprodução/Internet
Por O Dia

Santiago - Vítimas de abuso sexual na Igreja Católica prestaram depoimento nesta terça-feira no Chile para Charles Scicluna, o enviado especial do Vaticano, que investiga sobre o bispo Juan Barros. Não informação do nome nem a quantidade de pessoas que se reunirão.

O encarregado de averiguar os crimes que a Igreja considera mais graves, como os abusos sexuais, é o arcebispo de Malta, Charles Scicluna. Ele viajou para Santiago para se reunir com as vítimas que acusam Barros de encobrir os abusos do sacerdote Fernando Karadima e, também, com os leigos que se opõem a sua designação como bispo da cidade de Osorno.

Em uma breve declaração à imprensa nos arredores da Nunciatura de Santiago, onde será realizada a maior parte das audiências."Quero manifestar meu agradecimento às pessoas que se declararam disponíveis para se encontrarem comigo durante os próximos dias", afirmou.

Scicluna recolherá depoimentos durante quatro dias, após os quais entregará suas conclusões diretamente ao Papa, que decidirá se abre, ou não, uma investigação canônica contra Barros. 

No sábado, Scicluna recebeu em Nova York o jornalista chileno Juan Carlos Cruz, outra vítima de Karadima. "Pela primeira vez sinto que estão nos ouvindo", declarou Cruz a meios de comunicação na cidade americana.

Você pode gostar
Comentários