Mais Lidas

Enviado do Vaticano ouve depoimentos sobre abuso sexual no Chile

O arcebispo de Malta, Charles Scicluna, viajou para Santiago para se reunir com as vítimas que acusam o bispo Juan Barros de encobrir os abusos do sacerdote Fernando Karadima

Por O Dia

A Igreja Católica mexicana afirmou que está disposta a colaborar com as autoridades
A Igreja Católica mexicana afirmou que está disposta a colaborar com as autoridades -

Santiago - Vítimas de abuso sexual na Igreja Católica prestaram depoimento nesta terça-feira no Chile para Charles Scicluna, o enviado especial do Vaticano, que investiga sobre o bispo Juan Barros. Não informação do nome nem a quantidade de pessoas que se reunirão.

O encarregado de averiguar os crimes que a Igreja considera mais graves, como os abusos sexuais, é o arcebispo de Malta, Charles Scicluna. Ele viajou para Santiago para se reunir com as vítimas que acusam Barros de encobrir os abusos do sacerdote Fernando Karadima e, também, com os leigos que se opõem a sua designação como bispo da cidade de Osorno.

Em uma breve declaração à imprensa nos arredores da Nunciatura de Santiago, onde será realizada a maior parte das audiências."Quero manifestar meu agradecimento às pessoas que se declararam disponíveis para se encontrarem comigo durante os próximos dias", afirmou.

Scicluna recolherá depoimentos durante quatro dias, após os quais entregará suas conclusões diretamente ao Papa, que decidirá se abre, ou não, uma investigação canônica contra Barros. 

No sábado, Scicluna recebeu em Nova York o jornalista chileno Juan Carlos Cruz, outra vítima de Karadima. "Pela primeira vez sinto que estão nos ouvindo", declarou Cruz a meios de comunicação na cidade americana.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários