Por AFP

Estados Unidos - O presidente americano Donald Trump endureceu ainda mais o tom de sua retórica de guerra comercial com a União Europeia, ao ameaçar criar tarifas as importações aos veículos europeus, se a UE responder a sua decisão de impôr aduanas sobre o aço e o alumínio.

"Se a UE quer aumentar ainda mais suas já enormes tarifas e barreiras às empresas americanas que fazem negócios lá, vamos simplesmente aplicar tarifas sobre seus carros, que entram livremente nos EUA. Eles tornam impossível nossos carros (e outros produtos) venderem lá", tuitou Trump.

O presidente ainda denunciou o "grande desequilíbrio comercial".

Horas antes, ele havia lembrado que o déficit comercial americano tinha alcançado os 800 bilhões de dólares e criticou acordos comerciais e políticos acertados por seus antecessores.

A UE anunciou, nesta sexta-feira, que prepara medidas contra empresas americanas, como Harley-Davidson e Levi's, um dia após Trump anunciar sua intenção de impor tarifas de 25% para o aço e de 10% para o alumínio importados pelos Estados Unidos, a fim de proteger a indústria siderúrgica nacional.

Mais tarde, o presidente americano ameaços os parceiros comerciais de seu país com "tarifas recíprocas".

A grande maioria dos grupos automobilísticos estrangeiros que vendem veículos nos Estados Unidos têm fábricas no sudeste do país.

cyj/jld/faa/dg/lda/ll

Você pode gostar