Sírios tentam identificar corpos em hospital de Douma, após bombardeios do governo sírio na região rebelde de Ghouta Oriental. - Reprodução/ AFP
Sírios tentam identificar corpos em hospital de Douma, após bombardeios do governo sírio na região rebelde de Ghouta Oriental.Reprodução/ AFP
Por AFP

EUA - Os Estados Unidos condenaram, neste domingo, os bombardeios da Síria, apoiados pela Rússia, no enclave rebelde de Ghuta Oriental, que deixaram centenas de civis mortos desde seu início. "Os Estados Unidos condenam a ofensiva militar em curso que o regime de (Bashar al-)Assad, apoiado pela Rússia e pelo Irã, está realizando contra o povo de Ghuta Oriental", disse a Casa Branca em nota.

Washington também acusou Moscou de ignorar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para um cessar de hostilidades de 30 dias, afirmando que a Rússia matou "civis inocentes sob a alegação falsa de operações antiterrorismo". "Essa é a mesma combinação de mentiras e força indiscriminada que a Rússia e o regime sírio usaram para isolar e destruir Aleppo em 2016, onde milhares de civis foram mortos", afirmou.

A Casa Branca ainda pediu para as forças pró-regime "pararem imediatamente de alvejar infraestruturas médicas e civis" em Ghuta Oriental. As forças de Assad retomaram cerca de um quatro do enclave após duas semanas de bombardeios devastadores, de acordo com o OSDH.

Você pode gostar