Ele vestiu Audrey Hepburn e Jackie Kennedy. Lenda da alta-costura, o estilista francês Hubert de Givenchy morreu aos 91 anos, depois de marcar o mundo da moda por meio século pela elegância de suas roupas e seus tubinhos.
"O senhor De Givenchy faleceu enquanto dormia, sábado", informou em comunicado o também estilista Philippe Venet, com quem compartilhou sua vida por vários anos. Seu funeral será realizado "na intimidade da família", informou.
Desde seu primeiro desfile em 1952 até sua aposentadoria, em 1995, a maison que levava seu nome marcou o mundo da moda pela elegância de suas criações, como o famoso vestido tubinho preto usado por Audrey Hepburn em 'Bonequinha de luxo' (1961).
"As roupas de Givenchy sãos as únicas nas quais me sinto eu mesma. Mais do que um estilista, ele é um criador de personalidade", dizia a atriz a respeito daquele que a vestia na vida e no cinema.
"Com o tamanho que ela tinha, qualquer coisa lhe caía bem", dizia o estilista sobre a atriz.
"É inútil fazer coisa exageradas, devemos fazer roupas acima de tudo confortáveis e bem cortadas, e nunca devemos contrariar o tecido com muitos artifícios, ele deve mover-se sobre o corpo da mulher", explicava Givenchy, que se estabeleceu como o 'couturier' do "casual chic". Em 1988, a casa foi vendida para o conglomerado LVMH, que controla as marcas Loius Vuitton, Moët & Chandon e Dior.