Xi Jinping, presidente da China -  Nicolas ASFOURI / AFP
Xi Jinping, presidente da China Nicolas ASFOURI / AFP
Por AFP

China - O presidente chinês, Xi Jinping, foi reeleito, neste sábado, com o voto unânime dos delegados do parlamento do país asiático. O político chinês irá para o seu segundo mandato de cinco anos.

Xi Jinping, de 64 anos, obteve o voto dos cerca de 3 mil delegados presentes na sessão anual da Assembleia Nacional Popular (ANP). A reeleição aconteceu menos de uma semana após ele conseguir uma reforma constitucional que lhe permitirá se reeleger indefinidamente.

O político se torna assim o presidente chinês com o maior poder em quase três décadas. Ele terá condições de permanecer no comando do país além do período do atual mandato, que termina em 2023.

Mudanças na Constituição

No domingo passado, a ANP fez uma emenda à Constituição, que acabou com o limite de dois mandatos presidenciais de cinco anos, cada. A emenda também introduziu na carta magna do país o "Pensamento Xi Jinping" e, em seu artigo primeiro, o "papel dirigente" do Partido Comunista Chinês (PCC).

Diante da reeleição certa de Xi pela Assembleia Nacional Popular, controlada pelo Partido Comunista, as expectativas recaíam sobre se Wang Qishan ocuparia a vice-presidência do país, o que de fato ocorreu. Wang obteve 2.969 votos a favor e apenas um contrário.

Xi Jinping é reeleito presidente da China - GREG BAKER / AFP

Com Wang como vice-presidente, Xi ganha um aliado formidável para reforçar sua autoridade, no momento em que caminha para se tornar o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-Tung (1949-1976).

Relações com os EUA

Wang, 69 anos, é conhecido internacionalmente por seu trabalho como representante comercial da China. Os analistas acreditam que ele ajudará Xi a administrar as relações com os Estados Unidos, cada vez mais tensas diante da ameaça de uma guerra comercial, agravada com a recente decisão do presidente Donald Trump de tarifar as importações de alumínio e aço.

O novo braço direito de Xi liderou a cruzada contra a corrupção na China. Ele presidiu a Comissão Central de Inspeção Disciplinar, que puniu 1,5 milhão de funcionários públicos nos últimos cinco anos, desde pequenos quadros até líderes regionais e generais. Wang substituirá Li Yuanchao.

Wang Qishan e Xi Jinping - Greg Baker / AFP

Segundo Hua Po, um especialista em política chinesa, Wang tem "talento e capacidade" e sua eleição como vice-presidente está "orientada em consolidar seu poder". "Xi já é um homem muito poderoso. O problema é que tem pouca gente que lhe seja leal e competente. Então, precisa conservar Wang para ter tempo para cultivar mais gente de talento", avaliou Hua.

Você pode gostar