Mais Lidas

Martín Vizcarra é o novo presidente do Peru

Congresso aceitou a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski, atingido por escândalos com a Odebrecht

Por AFP

Vizcarra com faixa presidencial
Vizcarra com faixa presidencial -

Lima - Martín Vizcarra assumiu nesta sexta-feira como novo presidente do Peru ao ser juramentado pelo Congresso, pouco depois de formalizarem a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski. PPK foi atingido por escândalos relacionados à empreiteira brasileira Odebrecht.

Vizcarra, um engenheiro de 55 anos, jurou diante do Congresso em uma cerimônia na qual o chefe do legislativo, o opositor Luis Galarreta, colocou a faixa presidencial.

"Juro por Deus e pela Pátria que exercerei fielmente o cargo de presidente da República e assumo, de acordo com a Constituição política do Peru, que defenderei a soberania nacional, a integridade física da República e a independência de suas instituições democráticas, que cumprirei e farei cumprir a Constituição política e a lei do Peru", declarou.

O Congresso do Peru aceitou oficialmente nesta sexta-feira a renúncia do presidente Pedro Pablo Kuczynski e ordenou que sejam aplicadas as normas de sucessão constitucional para que assuma o poder o primeiro vice-presidente Martín Vizcarra.

"Foi aceita a renúncia", anunciou o chefe do Congresso, Luis Galarreta, depois de uma votação de 105 votos a favor, 11 contra e quatro abstenções.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários