Mark Zuckerberg, CEO do Facebook - AFP PHOTO / MANDEL NGAN
Mark Zuckerberg, CEO do FacebookAFP PHOTO / MANDEL NGAN
Por AFP

Estados Unidos - O Facebook provavelmente levará "alguns anos" para resolver os problemas sobre o uso irregular de dados privados de usuários da rede, disse o presidente executivo da rede, Mark Zuckerberg, nesta segunda-feira.

Em declarações ao site de notícias Vox, Zuckerberg defendeu o modelo de negócios da companhia e rejeitou duramente as críticas ao gigante das redes sociais por parte do diretor-geral da Apple, Tim Cook, na semana passada.

Zuckerberg afirmou que um dos problemas do Facebook é seu "idealismo", concentrando-se nos aspectos positivos de conectar as pessoas. Ele diz que "não passamos tempo suficiente investindo ou pensando em alguns dos usos negativos das ferramentas".

"Acredito que agora as pessoas estão concentradas adequadamente em alguns dos riscos e desvantagens também", disse. "Acho que vamos cavar através deste buraco, mas levará alguns anos. Quem me dera pudesse resolver todos estes problemas em três ou seis meses, mas acho que a realidade é que as respostas para algumas destas perguntas vão demorar um período mais longo".

Tim Cook - AFP PHOTO / JIM YOUNG

Argumento simplista

Ele também respondeu a comentários feitos na semana passada por Cook. O diretor-geral da Apple argumentou que o Facebook se meteu em problemas devido a um modelo de negócios concentrado na monetização dos dados das pessoas.

"Acho esse argumento - de que se você não está pagando de alguma forma, não podemos nos preocupar com você - é extremamente simplista e não está em linha com a verdade", rebateu.

A entrevista foi a mais recente dada por Zuckerberg para mitigar o impacto do escândalo sobre a coleta de dados pessoais de 50 milhões de usuários do Facebook, utilizados por parte de uma empresa vinculada à campanha eleitoral que levou o republicano Donald Trump à presidência.

Você pode gostar