Mais Lidas

Papa lança 'manual' para uma vida religiosa

Pontífice reafirma compromisso com os mais pobres

Por

O texto do papa Francisco 'convida a todos, diante deste momento de dor, a encontrar conforto e forças em Jesus Ressuscitado, pedindo a Deus que a esperança não esmoreça nesta hora de prova'
O texto do papa Francisco 'convida a todos, diante deste momento de dor, a encontrar conforto e forças em Jesus Ressuscitado, pedindo a Deus que a esperança não esmoreça nesta hora de prova' -

Itália - O papa Francisco lançou ontem sua terceira 'exortação apostólica', que é um conjunto de recomendações dirigidas aos fiéis que não chegar a alterar a doutrina da Igreja. A 'Gaudete et Exsultate' é uma espécie de manual de como ser um bom católico frente aos desafios do século XXI.

O papa, que já havia prometido uma "igreja pobre para os pobres", renovou seu compromisso com os esquecidos, os imigrantes e as vítimas das novas formas de escravidão. O documento se dirige às pessoas comuns e usa linguagem simples e pedagógica.

Mesmo sem possuir computador e televisão, o papa Francisco fala no documento sobre os efeitos de uma sociedade hiperconectada e fala de fenômenos típicos da vida virtual, como a violência verbal nas redes sociais, a tendência para a agressão, o egocentrismo e as fake news, tratadas como difamação e calúnia.

O papa elogia a vida simples e o bom humor. Já o grande pito, o papa reservou aos "indiferentes". "Não podemos planejar um ideal de santidade que ignore a injustiça deste mundo, onde alguns festejam, gastam alegremente e reduzem sua vida às novidades de consumo, ao mesmo tempo que outros apenas observam de fora, enquanto sua vida passa e se acaba miseravelmente".

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

papa1 arte o dia
O texto do papa Francisco 'convida a todos, diante deste momento de dor, a encontrar conforto e forças em Jesus Ressuscitado, pedindo a Deus que a esperança não esmoreça nesta hora de prova' AFP

Comentários