Pelo Twitter, Trump disse que os russos não deveriam ser parceiros de Assad, ditador sírio, a quem chamou de 'Animal Assassino do Gás' - AFP/Fabrice COFFRINI
Pelo Twitter, Trump disse que os russos não deveriam ser parceiros de Assad, ditador sírio, a quem chamou de 'Animal Assassino do Gás'AFP/Fabrice COFFRINI
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Estados Unidos - A relação dos Estados Unidos com a Rússia está pior do que nunca, segundo o presidente americano, Donald Trump, incluindo o período da Guerra Fria. Trump fez o comentário em sua conta oficial no Twitter nesta quarta-feira. Mais cedo, ele já havia ameaçado atacar a Síria com mísseis e recriminado a Rússia por apoiar o regime de Bashar al-Assad.

"A Rússia precisa que nós ajudemos sua economia, algo que seria muito fácil de fazer, e nós precisamos que todos os países trabalhem juntos. Vamos parar a corrida armamentista?", indagou Trump.

Em mensagem publicada anteriormente, o presidente ameaçou atacar a Síria, tendo em vista a acusação de que o governo utilizou armas químicas em ataque próximo da capital Damasco no último sábado. Ele ainda aproveitou para criticar a Rússia por ser aliada do regime.

"A Rússia se compromete a derrubar quaisquer mísseis disparados na Síria. Fique preparada, Rússia, porque eles estão vindo, belos e novos e "inteligentes"!", afirmou Trump.. "Vocês [russos] não deveriam ser parceiros do Animal Assassino do Gás [Assad], que mata seu povo e gosta disso!", atacou.

Rússia rebate

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia afirmou que tais mísseis inteligentes, citados por Trump, destruiriam as evidências do suposto ataque químico de sábado, que deixou 40 civis mortos.

A porta-voz do Ministério, Maria Zakharova, se manifestou pelo Facebook, perguntando se os investigadores especializados em armas químicas foram advertidos de que "todas as evidências" do ataque serão destruídas e ainda questionou se esse é o objetivo dos mísseis.

"A ideia original é usar os mísseis inteligentes para varrer os traços para debaixo do tapete?", perguntou Zakharova.

Ataque com gás na Síria

A questão síria tomou grandes proporções nos últimos dias, conforme o regime de Bashar al-Assad recebeu acusações de ONGs de ter perpetrado um ataque com gás venenoso em Duma, cidade controlada por rebeldes. O governo nega a autoria e recebeu endosso da Rússia, que disse não ter encontrado vestígios de substâncias químicas na cidade.

Você pode gostar