Estados Unidos - O Conselho de Segurança da ONU se reunirá neste sábado a pedido da Rússia para abordar a operação militar executada por Estados Unidos, França e Grã-Bretanha na Síria em resposta aos supostos ataques com armas químicas. A reunião começará às 12h no horário de Brasília.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na manhã deste sábado que o ataque contra alvos sírios relacionados a armas químicas foi "perfeitamente executado". "Não poderia ter tido um resultado melhor. Missão Cumprida!", declarou, em sua conta no Twitter.
- Síria reage a ameaças e diz que ataque dos EUA seria imprudente e irracional
- Ataque químico na Síria foi 'fabricação' de agência estrangeira, diz Rússia
- Rússia acusa Reino Unido de farsa
- Rússia diz que defesa síria derrubou vários mísseis de ofensiva
- EUA atacam Síria com apoio de França e Reino Unido
- Ataque à Síria: Presidente do Parlamento Europeu teme escalada do conflito
- Trump declara 'missão cumprida' em relação a ataque na Síria
- Ataque à Síria: tudo o que você precisa saber
Trump também agradeceu a seus aliados e às forças militares norte-americanas. "Obrigado à França e ao Reino Unido por sua sabedoria e pelo poder de seu excelente exército", afirmou, acrescentando que estava orgulhoso dos militares de seu país, "que em breve serão, depois do gasto de bilhões de dólares totalmente aprovados, os melhores que nosso país já teve. Não haverá nada, nem ninguém, nem perto".
Na noite desta sexta-feira, forças militares dos EUA, Reino Unido e França lançaram ataques aéreos contra um centro de pesquisa, instalações de produção e armazenamento de armas químicas, entre outros alvos sírios, em retaliação a um suposto ataque de armas químicas liderado pelo regime de Bashar al-Assad, na semana passada que deixou 75 mortos.
*Com informações do Estadão Conteúdo