O presidente cubano, Raúl Castro, ao lado do primeiro vice-presidente Miguel Diaz-Canel durante sessão da Assembléia Nacional que selecionará o Conselho de Estado de Cuba - AFP PHOTO / STR
O presidente cubano, Raúl Castro, ao lado do primeiro vice-presidente Miguel Diaz-Canel durante sessão da Assembléia Nacional que selecionará o Conselho de Estado de CubaAFP PHOTO / STR
Por AFP

Havana - O número dois do governo em Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi indicado como candidato único para suceder Raúl Castro na presidência, segundo foi anunciado nesta quarta-feira na sessão da Assembleia Nacional, eleição que abre uma nova era na ilha.

A indicação foi lida por uma deputada porta-voz da comissão de candidaturas.

A indicação para primeiro vice-presidente foi para o deputado afro-cubano Salvador Valdés Mesa.

A Assembleia votará nesta quarta para eleger, além disso, 5 vice-presidentes, um secretário e outros 23 membros do Conselho de Estado.

O resultado será conhecido na quinta-feira, segundo a imprensa local.

Aos 86 anos, Raúl Castro, sucessor de seu irmão Fidel no poder, vai se retirar da presidência de Cuba e será substituído por um representante da nova geração.

Inicialmente programada para a quinta-feira, dia 19, a sessão plenária de posse da nova Assembleia ou Parlamento - cujos 605 deputados foram eleitos em março - começou na manhã desta quarta-feira.

A data é simbólica: corresponde ao 57º aniversário da vitória na Baía dos Porcos, quando as tropas anticastristas, preparadas e financiadas pelos Estados Unidos, foram derrotadas em 1961.

Após o triunfo da revolução em 1959 e a eleição de Fidel Castro como presidente em 1976, Cuba vivenciou uma única transição real. Foi em 2006, quando Fidel, doente, passou o comando do país ao irmão mais novo.

Fidel Castro faleceu no final de 2016 e agora é Raúl, de 86 anos, que cederá seu assento a um representante da nova geração.

Se não houver surpresas, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, um civil de 57 naos e número dois do governo desde 2013, assumirá a responsabilidade.

Há anos, Díaz-Canel, nascido depois da revolução, representa o governo no extreior e suas aparições na imprensa têm sido cada vez mais frequentes.

Se eleito, este engenheiro eletrônico terá que fazer valer sua autoridade e atualizar o modelo econômico da ilha.

 

Você pode gostar