Kim Jong-un - AFP
Kim Jong-unAFP
Por O Dia

Coreia do Norte - A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que vai suspender todos os testes de mísseis nucleares e de longo alcance e planeja fechar os locais em que essas atividades vinham sendo realizadas. O anúncio vem quando a comunidade internacional está na expectativa de um encontro de cúpula entre o líder norte-coreano e o presidente americano, Donald Trump, que pode acontecer no mês de junho.

A KCNA, agência oficial norte-coreana, disse que a suspensão dos testes tem efeito a partir de hoje. "Não há mais necessidade de testes nucleares ou balísticos. Fecharemos o local de testes nucleares no norte do país", declarou Kim, em um discurso à nação televisionado.

O pronunciamento oficial não revelou o que Kim Jong-Un fará com os mísseis existentes, o que levou os especialistas a reagirem com cautela ao anúncio. O governo de Pyongyang disse que a decisão vai possibilitar ao governo focalizar em questões internas para melhorar a economia.

O anúncio ocorre uma semana antes de o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, se encontrar com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em um vilarejo de fronteira. O encontro entre os dois líderes será um dos raros momentos nas últimas décadas em que os dois países que ocupam a península coreana discutirão a questão nuclear.

A decisão da Coreia do Norte foi tomada depois uma reunião do Comitê Central do Partido Comunista, que discutiu "novos passos" da política do país.

Você pode gostar
Comentários