Mais Lidas

Polícia diz que atropelamento em Toronto foi 'deliberado'

Ministro da Segurança Pública afirma 'não parece haver conexão de segurança nacional com o terrível evento'

Por AFP

O jornal "Toronto Sun" publicou a foto de Alek Minassian, de 25 anos, identificado como o motorista. A Polícia confirmou que era ele que conduzia o veículo
O jornal "Toronto Sun" publicou a foto de Alek Minassian, de 25 anos, identificado como o motorista. A Polícia confirmou que era ele que conduzia o veículo -

Canadá - O motorista da van que atropelou uma multidão praticou um ato "deliberado", que matou pelo menos 10 pessoas e feriu outras 15, nesta segunda-feira, em Toronto, informou o chefe da Polícia, Mark Saunders.

O ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, escreveu no Twitter que "NÃO parece haver conexão de segurança nacional com o terrível evento" na cidade canadense.

A Polícia identificou o motorista como Alek Minassian, um jovem de 25 anos, originário do subúrbio de Richmond Hills, ao norte da cidade.

Entenda

Homem dirigindo uma van atropela pedestres em Toronto, no Canadá - AFP PHOTO / Lars Hagberg

O atropelamento ocorreu às 13H27 do horário local (17H27 GMT, 14h27 horário de Brasília), informou a polícia da capital econômica do Canadá no Twitter.

Uma van branca avançou contra pedestres na Rua Young, na altura da Avenida Finch, no norte de Toronto. O motorista foi preso cerca de um quilômetro do local do acidente.

Dez pessoas foram para a emergência do Hospital Sunnybrook e, entre elas, "duas foram declaradas mortas" na chegada, disse o médico do centro Dan Cass. "Cinco pessoas se encontram em estado crítico", acrescentaram.

Em sua edição on-line, o jornal "Toronto Sun" publicou a foto de um homem identificado como o motorista, enquanto era detido pelos agentes. A Polícia confirmou que era ele que conduzia o veículo.

"Estava no carro quando de repente vi uma van branca que subia na calçada esmagando as pessoas (...), (o motorista) ia em alta velocidade", descreveu Alex Shaker, que testemunhou a cena, à rede de televisão CTV.

"Nunca vi algo assim, havia gente caída no caminho", acrescentou.

Ambulâncias e veículos policiais chegaram ao local e várias pessoas foram retiradas em macas, segundo imagens aéreas da televisão canadense.

Uma van de aluguel branca com a carroceria frontal amassada foi detida na calçada da via principal da cidade, após ter sido cercada por veículos policiais.

"Nossos corações estão com todos os afetados" por este acidente, declarou o primeiro-ministro, Justin Trudeau, à Câmara dos Comuns.

Vídeos que circulam na internet mostram o momento em que o suspeito foi detido. Nas imagens, é possível ver o homem ameaçar atirar em um policial com um objeto que parece uma arma, enquanto o agente empunha uma arma sem efetuar disparos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

O jornal "Toronto Sun" publicou a foto de Alek Minassian, de 25 anos, identificado como o motorista. A Polícia confirmou que era ele que conduzia o veículo Reprodução/ Linkedin
Homem dirigindo uma van atropela pedestres em Toronto, no Canadá AFP PHOTO / Lars Hagberg
Homem dirigindo uma van atropela pedestres em Toronto, no Canadá AFP PHOTO / Lars Hagberg